A Associação dos Amigos do Padre Luso (AAPL) realizará, nos dias 7 e 8 de maio, a primeira Oficina de Preservação de Patrimônio Cultural, Documental e Audiovisual em Porto Nacional. A iniciativa faz parte do projeto “Viva Padre Luso”, contemplado pela Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), com apoio do Ministério da Cultura, da Secretaria Estadual da Cultura e da Prefeitura de Porto Nacional.
As atividades ocorrerão no Salão Paroquial São José, próximo à Catedral Nossa Senhora das Mercês, com duas turmas: a primeira na quarta-feira (7), das 9h às 17h; e a segunda na quinta-feira (8), das 18h às 22h. A parte prática será agendada posteriormente. A oficina é gratuita e destinada a maiores de 16 anos interessados em preservação da memória, como estudantes, agentes culturais e professores. O foco será em técnicas práticas de conservação, digitalização e organização de documentos e registros audiovisuais
A capacitação será ministrada por especialistas da empresa ArquiTI, de Brasília, incluindo o museólogo Gustavo Paiva (pesquisador do IBICT), o arquivista e mestre em Ciência da Informação Douglas Francisco (pesquisador da UnB) e o técnico em arquivo Geovani Cardoso, com experiências em digitalização de acervos como o do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) e do Inventário Nacional de Referências Culturais (INRC).
A presidente da AAPL, Zulmira Cardoso, destacou que o projeto também prevê a digitalização do Memorial Padre Luso e a oferta de novas oficinas abertas à comunidade. A turismóloga da Secretaria da Cultura e do Turismo, Ângela Dantas, ressaltou a importância da iniciativa para fortalecer o turismo histórico e valorizar a memória local.
As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo link disponibilizado pela organização.
Link para compartilhar: