Tóquio (Japão) — Com foco na inteligência artificial generativa (GenAI) e na transformação digital da logística, o vice-presidente do Senado e presidente do PL Tocantins, Eduardo Gomes, deu início nesta segunda-feira (19) à sua participação na missão internacional da Confederação Nacional do Transporte (CNT) e do Sest/Senat ao Japão. A agenda prevê, ao longo da semana, uma série de aulas, workshops e visitas técnicas sobre os desafios e aplicações da tecnologia no setor de transportes.
Relator do Projeto de Lei 2338/2023, que cria o marco legal da Inteligência Artificial no Brasil, Gomes é um dos principais representantes brasileiros no evento, que busca integrar experiências entre o Brasil e o Japão na construção de um sistema logístico mais eficiente, ético e sustentável.
“O Japão tem um histórico de excelência em transporte, tecnologia e integração urbana. Ao conhecer de perto essas experiências, podemos colaborar para que o Brasil avance na digitalização dos serviços logísticos, no uso ético da inteligência artificial e na construção de um modelo de transporte mais sustentável, eficiente e inclusivo”, afirmou o senador.
Missão internacional inclui lideranças técnicas e políticas
A comitiva brasileira é composta por lideranças de diversas áreas estratégicas, incluindo o presidente da CNT, Vander Costa; o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Vital do Rêgo; o senador Veneziano Vital do Rêgo; os deputados federais Lucas Ramos e Gilberto Abramo; o secretário nacional de Mobilidade Urbana, Denis Zandia; a diretora executiva nacional do Sest/Senat, Nicole Goulart; e o vice-presidente da CNT, Eudo Laranjeiras.
Antes do início oficial da programação, o grupo participou de uma imersão cultural em Kyoto, com visitas guiadas a centros de integração urbana e preservação patrimonial, que refletem a convivência entre tradição e inovação no contexto japonês.
Tecnologia, ética e urbanismo sustentável
A programação da missão inclui painéis sobre inteligência artificial generativa, logística digital, ética e governança tecnológica, além de modelos de negócios disruptivos que podem ser adaptados ao contexto brasileiro. A proposta é integrar o que há de mais avançado em tecnologia de mobilidade urbana, transporte público inteligente e logística verde, com foco em inclusão social e impacto ambiental reduzido.
Um dos momentos mais esperados será a visita, nos dias 22 e 23 de maio, à Expo 2025 Osaka, feira global voltada para soluções de tecnologia, urbanismo sustentável e inovação social. A participação brasileira busca identificar boas práticas e estabelecer parcerias estratégicas que possam contribuir com a elaboração de políticas públicas baseadas em evidências e inovação.
A missão é considerada estratégica para alinhar o Brasil às tendências globais em inteligência artificial e transporte, especialmente no contexto de discussões legislativas como o marco regulatório da IA e os investimentos em infraestrutura digital e sustentável.
Link para compartilhar: