Sua notícia diária em primeia mão!
terça-feira 24, junho, 2025
Sua notícia diária em Primeira mão!
terça-feira 24, junho, 2025
Desde Março de 2018

-

spot_img

Naiara Miranda critica Câmara de Colinas e cobra transparência em projeto do Paço: “Harmonia não é subordinação”

Diário Tocantinense– Em discurso incisivo na Tribuna da Câmara de Colinas do Tocantins, na noite desta segunda-feira (9), a vereadora Naiara Miranda (MDB) criticou a postura dos colegas parlamentares e do Poder Executivo municipal diante da tramitação de um projeto de lei que prevê a abertura de créditos adicionais no orçamento. A parlamentar teve um pedido de vistas negado e voltou a cobrar transparência na apresentação de estudos de impacto financeiro.

“Me sinto desrespeitada como parlamentar. Estamos vendo o Legislativo bater continência para o Executivo. Harmonia é uma coisa, independência é outra”, afirmou.

O pedido de vistas feito por Naiara Miranda foi rejeitado por maioria da Casa. A vereadora solicitava apenas o estudo de impacto financeiro e orçamentário da matéria — documento que não foi entregue pela Prefeitura. Ela destacou que, apesar das críticas recebidas, não se posicionou contra o projeto, apenas exigia segurança técnica para deliberar.

“Em nenhum momento disse que votaria contra. Mas tenho o direito de pedir informação, de buscar clareza sobre uma nova despesa para o município. Isso é prerrogativa de qualquer parlamentar”, sustentou.

“Se perguntar do impacto, ninguém vai saber”

Durante o discurso, a vereadora ironizou a condução da matéria e disse duvidar que os demais parlamentares tivessem conhecimento do impacto financeiro da proposta.

“Se eu perguntar aqui agora, ninguém saberá me dizer o impacto dessa despesa nos cofres do município. Estamos votando sem dados.”

A crítica implícita ao comportamento da base aliada do prefeito repercutiu entre lideranças políticas e foi interpretada como um alerta para a fragilidade da independência entre os Poderes.

Reação e apoio

Após a sessão, entidades e lideranças do MDB Mulher, da Uvet (União de Vereadores do Tocantins), além de parlamentares estaduais e figuras ligadas ao meio jurídico, saíram em defesa da vereadora. A fala do vereador presidente Augusto Agra, que teria feito críticas indiretas à atuação da colega, também foi alvo de repúdio por representantes políticos locais e estaduais.

A movimentação reforça o clima de tensão entre os poderes em Colinas, diante do que tem sido visto por alguns setores como excesso de alinhamento entre o Legislativo e o Executivo, o que, segundo analistas, compromete o papel fiscalizador da Câmara.

“Não vivemos em uma ditadura”, diz vereadora

A vereadora finalizou seu pronunciamento reafirmando seu compromisso com a fiscalização e o debate responsável sobre as finanças públicas.

“Se é para o Executivo mandar, que se feche o Legislativo. Aqui, sequer podemos pedir um estudo de viabilidade. Mas sigo firme, mesmo sozinha, fazendo meu papel republicano. Não vivemos em uma ditadura”, declarou.

A presidência da Câmara Municipal não se manifestou oficialmente sobre as declarações até o fechamento desta edição.

Link para compartilhar:

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Últimas noticias

Israel ataca Teerã após recusa de cessar-fogo; Trump havia sinalizado trégua

Presidente dos EUA cogitou cessar-fogo, mas Israel e Irã rejeitaram a proposta; Tel Aviv ordena ofensiva direta contra a...

Após fala da SPU, vereador Chokito denuncia “quadrilha organizada” por invasões no Jardim Progresso e cobra resposta do Judiciário

📍SPU nega vínculo com imóvel no Setor Santa Maria e confirma tratativas com a Prefeitura para regularizar Vila São...

Donald Trump anuncia cessar-fogo entre Israel e Irã após bombardeios e pressão internacional

📍Presidente dos EUA diz que missão foi cumprida com destruição de instalações nucleares iranianas e que “a paz volta...

De Olho na Política: Gabriela Siqueira acumula conflitos, interfere na comunicação da Prefeitura e desgasta imagem do pai

A jovem Gabriela Siqueira, filha do atual prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, começa a se consolidar como uma...
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_img

Alta do petróleo pressiona alimentos no Tocantins; governo monitora impacto e avalia liberação de estoques reguladores

Ceasa aponta variação nos preços de hortaliças e frutas; supermercados registram aumentos maiores. Alta logística já afeta frete de...

EUA utilizam bombeiros bunker-buster e mísseis Tomahawk em ataque ao Irã; análise técnica aponta desafios para retaliação e pressiona posição brasileira

A ofensiva lançada pelos Estados Unidos contra três instalações nucleares subterrâneas no Irã, na madrugada do último sábado (22),...
spot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img