De olho na política: O De Olho na Política dessa segunda-feira, 13 de janeiro de 2025 traz para vocês novidades no mundo político, mundial e brasileiro, confira a lista que preparamos de notinhas para você se deliciar! Viva a segunda!
Waldez autoriza criação de plano de trabalho em Aguiarnopólis a pedido de Dorinha, Fortes e Wanderlei, Moraes x Bolsonaro, Barbosa rumo ao Senado, Novos titulares em Araguaína, Professora Elma na Comissão de Assistência, Amália de olho em 2026 e advogados se unem em projeto piloto sobre direito do trabalho no Tocantins, confira:
Waldez Góes após pedido de celeridade publica portaria com plano emergencial de trabalho para ajudar a população de Aguiarnopólis
O ministro de estado da Integração e do Desenvolvimento Regional (Waldez Góes) publicou portaria que dispõe sobre a criação de um plano emergencial de trabalho para ajudar a população de Aguiarnopólis do Tocantins, e com uma ajuda de recursos ao Município, no valor de R$ 396.760,00 (trezentos e noventa e seis mil setecentos e sessenta reais), para a execução de ações de resposta, conforme processo n. 59052.032645/2025-13. Os recursos financeiros serão empenhados a título de Transferência Obrigatória, conforme legislação vigente, observando a classificação orçamentária: PT: 06.182.2318.22BO.0002; GND: 3.3.40.41; Fonte: 100; UG: 530012. Conforme o documento publicado no Diário Oficial da União, em seção extra, a prefeitura deverá apresentar prestação de contas final no prazo de 30 dias a partir do termo de vigência com prazo final de execução do projeto em até 180 dias. O pedido teria sido da senadora Dorinha.
Fortes e Wanderlei
Com o fim das eleições municipais e ainda a disputa continua entre Luarez Moreira (PDT) com o governador Wanderlei Barbosa (Repub), o até então com a situação estremecida Eduardo Fortes devido a eleição em Gurupi, parece atualmente mais do que nunca, ‘Companheiros’ de passeios. Os dois juntamente com uma comitiva curtem as férias nordeste e posam juntos para fotos, aparentemente ficou para ´trás1’ algum desentendimento. O que resta é aguardar o que vai acontecer quando de fato iniciar as sessões no parlamento.
Terciliano Gomes na ASSTT, Angêla da Facit na Mulher e dois irmãos Alcides Filho e Alcides Rodrigues secretários na administração de Wagner Rodrigues
O prefeito, Wagner Rodrigues (União) publicou no diário oficial do município de Araguaína os nomes que irão compor o secretariado de sua gestão para o período de 2025/2028. Dentre as nomeações estão a do vereador Terciliano Gomes (Agência de Segurança, Transporte e Trânsito (ASTT), bem votado nas últimas eleições, Ângela Maria empresária da Facit (Secretária da Mulher) e os dois irmãos Alcides Filho (Secretária de Assistência Social) e Alcides Rodrigues (Secretária de Governo).
A imprensa o gestor destacou “A expectativa é que essa nova fase traga resultados concretos para a cidade, otimizando o atendimento e a qualidade dos serviços públicos. Com secretarias desmembradas, vamos fortalecer a gestão e criar novos projetos, sempre com o objetivo de atender às demandas da população de forma mais eficaz”.
Moraes pede comprovação de Bolsonaro para ir a posse de Trump
O ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes determinou que a defesa do ex-presidente, Jair Bolsonaro apresente comprovação para que ‘quem’ sabe possa autorizar a ida de Bolsonaro a posse de Donald Trump em Washington. Moraes já chegou a negar três pedidos de devolução do passaporte. A defesa corre contra o tempo para ver se consegue a liberação do documento.
Wanderlei Barbosa em meio à polêmica da foto de férias, ganha elógios da população, Nome cresce para a disputa ao Senado
O Governador Wanderlei Barbosa (Repub), mesmo com um pouco de repercussão negativa sobre a situação da tragédia que aconteceu em Aguiarnopólis, foi tecido várias críticas nacionais e regionais sobre o ocorrido e que fez com o Barbosa corresse e logo, fizesse o seu dever de casa. Ele mostrou maturidade, esforço e dedicação e com isso ganhou alivio entre seus eleitores. Foi o que esse colunista ao sentar em algumas rodas de conversas por esse estado se foi ouvido e vem mesmo com muita força para as eleições em 2026 rumo ao Senado. Barbosa até que se prove ao contrário pela justiça segue ainda investigado e ‘não’ teria sido nenhum processo transitado em julgado ou pedido de prisão e devido os ares estão bons para ele o que resta é aguardar!
Gomes se movimenta
O senador Eduardo Gomes se movimenta rumo a quem sabe um inédito feito a tão sonhada vice-presidência do Senado Federal, com Davi Alcoolumbre vem ganhando contornos e até apoio da cúpula nacional petista onde Gomes também teria trânsito. Nos municípios tocantinenses, ele visitou no fim do ano passado e no início deste em vários munícipios e deve passar por Colinas em fevereiro.
Professora Elma, presidente da Comissão da Assistência Social
A quarta colocada nessas eleições municipais, foi eleita presidente da Comissão da Assistência Social, na primeira sessão após a votação da eleição da mesa diretora da Casa de Leis. A professora que possui um vasto conhecimento em Assistência Social e já atuou nessa pasta e também na Secretária do Desenvolvimento Econômico na gestão José Santana Neto. Elma tem muito serviço prestado e pode surpreender nesse mandato.
Amália Santana com olhos em 2026
Nos bastidores existe uma conversa de que a ex-deputada Amália Santana poderia estar se movimentando, vislumbrando seu retorno a Assembleia Legislativa, o Partido dos Trabalhadores atualmente não tem cadeira no parlamento, e poderia ser uma alternativa do PT Tocantins, voltar a ter sua representatividade, haja vista que no Tocantins, teria feita apenas três prefeituras, Manoel Moura em Abreulândia, Ednalva em Rio da Conceição e José Salomão em Dianópolis, além de vice-prefeitos e vereadores. O partido do presidente Lula precisa se movimentar em 2026 juntamente com sua legenda para aumentar o número de cargos no congresso e na Aleto.
Rodrigo do Vale e Gabriel Daltoé lançam Podcast-CLT
Os advogados palmenses, especialistas em direito do trabalho, Rodrido do Vale e Gabriel Daltoé se uniram e criaram o Podcast CLT que visa discutir temas voltados ao mundo do trabalho e a CLT. Com direito a muito café literário sobre CLT o pod que teve seu piloto já no ar na última sexta-feira 10 de janeiro de 2025, promete trazer ao público ideias inovadoras e discussões sobre o tema. Você poderá conferir aqui também no DT. Rodrigo do Vale é assessor jurídico do jornal e também colunista. Sucessos aos colunistas do PODCAST- CLT de Palmas para o mundo!
Link para compartilhar: