O turismo religioso que conecta Goiás e Tocantins transcende a espiritualidade. Nos dias de Totus Tuus — maior evento mariano do Brasil, realizado em Goiânia — e na Romaria do Divino Pai Eterno, em Trindade, a fé divide espaço com um movimento econômico crescente, impulsionado, em parte, pelas caravanas que saem de Palmas e Taquaralto.
Segundo o Grupo Mega Moda, o impacto é direto: as lojas especializadas em moda cristã da Região da 44 registram alta de até 20% no faturamento durante esses eventos. A movimentação é tamanha que o próprio polo atacadista se tornou ponto turístico no roteiro dos peregrinos.
— A gente vem primeiro pela fé, claro. Mas é tradição: terminou a missa, terminou a novena, a gente vai pra 44. Não tem como não passar lá. Todo mundo compra. Levo vestido, roupa pro trabalho, roupa pros filhos, sem falar nos escapulários e nas camisetas religiosas — conta a autônoma Tânia Ferreira, de Taquaralto, que participa da Romaria há oito anos.
O cenário se repete no Totus Tuus. A comerciante Luciana Mendes, de Palmas, organiza grupos há cinco anos. — O pessoal já sai daqui preparado. Vem pra oração, sim, mas vem também pensando nas compras. A moda cristã hoje tá muito bonita, moderna, elegante. E não é só roupa religiosa. A gente compra de tudo: vestido, saia, acessórios, moda casual. O preço compensa muito — explica.
O fenômeno, segundo especialistas, reflete uma mudança no perfil do turismo religioso no Brasil.
— O turismo religioso sempre existiu, pois existe um propósito de fé nas peregrinações. Entretanto, temos que reconhecer que, nos últimos anos, se tornou também um segmento estratégico para a economia. Ele influencia o comportamento de consumo, movimenta o comércio e tem impactado desde o planejamento do varejo até a criação de produtos pensados para atender aos seus valores e preferências — afirma Paula Sepulveda, gerente de marketing do Grupo Mega Moda, que reúne os shoppings Mega Moda Shopping, Mega Moda Park e Mini Moda, onde funcionam 25 lojas dedicadas exclusivamente à moda cristã.
Impacto vai além da fé
A Romaria do Divino Pai Eterno, realizada em Trindade — cidade a 18 km de Goiânia —, mobiliza mais de 3 milhões de pessoas ao longo de duas semanas. Já o Totus Tuus, em Goiânia, reúne mais de 30 mil fiéis em um único dia, com missas, pregações, shows e momentos de adoração.
Além do turismo espiritual, a movimentação aquece setores como transporte, hospedagem, alimentação e, sobretudo, o comércio de moda.Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Artigos Religiosos, o mercado de artigos ligados à fé movimenta R$ 15 bilhões por ano no Brasil, enquanto o turismo religioso responde por 18 milhões de viagens anuais.
Na Região da 44, o reflexo é direto: além de camisetas com mensagens bíblicas, saias e vestidos alinhados aos princípios da moda cristã, os peregrinos também procuram roupas casuais, acessórios, bolsas e moda feminina e masculina no geral.
O economista Lucas Brandão explica que essa movimentação já faz parte da lógica de crescimento do comércio popular. — O turismo religioso hoje não é só experiência espiritual, mas uma cadeia econômica robusta, que gera renda e oportunidades. A moda cristã saiu do nicho e virou vetor econômico, especialmente para comerciantes do Tocantins e de outros estados do Norte e Centro-Oeste — afirma.
O movimento deve se intensificar nos próximos dias, com a proximidade do Totus Tuus, no final de maio, e da Romaria, no início de julho.
— Parte dessa aposta em crescimento está ligada às caravanas de várias partes do país, que além de participarem das celebrações religiosas, visitam o polo de moda da Região da 44 — que também se torna um ponto turístico na capital — conclui Paula Sepulveda.
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