Em carta dirigida à população de Palmas, escrita e divulgada na noite desta quarta-feira, 9, a Federação Brasil da Esperança de Palmas (PT, PCdoB e PV) informou ter decidido por apoiar a candidatura de Eduardo Siqueira Campos (Pode) no segundo turno das eleições de 2024 na Capital.
De acordo com o documento, foram ratificadas as consultas internas realizadas pelos partidos (PT e PCdoB) na segunda-feira, 7, logo após a oficialização do resultado do primeiro turno das eleições municipais na Capital.
A carta justifica o apoio por Eduardo Siqueira Campos “representar neste momento a alternativa com capacidade de diálogo com as políticas públicas que defendemos no nosso campo democrático”.
A nota é assinada pela presidente da Comissão Municipal da Federação, a jornalista Roberta Tum, pelo presidente municipal do PT, João Helder Vilela, pela presidente em exercício do Diretório Regional do PCdoB, Germana Pires Coriolano, pelo vice-presidente metropolitano do PCdoB, Virgílio Guimarães e pelo membro da Executiva Estadual do PT, Cristian Ribas.
Pedido de liberação
Na terça, 7, o deputado Ivory de Lira, presidente licenciado do PCdoB, e a deputada Cláudia Lélis, presidente regional do PV, emitiram nota solicitando liberação que os filiados aos partidos da Federação Brasil da Esperança para apoiarem a candidatura que quisessem no segundo turno das eleições municipais em Palmas.
Ambos apoiaram Janad Valcari (PL) no primeiro turno, mesmo tendo a Federação Brasil da Esperança, da qual seus partidos fazem parte, apoiado oficialmente a candidatura do também deputado Júnior Geo (PSDB) à Prefeitura de Palmas.
O Comitê Estadual do PCdoB, juntamente com o municipal de Palmas, emitiu nota informando que o posicionamento de Ivory e Cláudia Lélis (PV) é pessoal e não coaduna com as posições defendidas pelo PCdoB e nem pelos partidos da Federação. A nota diz ainda que se reuniria com partidos da Federação para reafirmar posições internas já deliberadas na segunda, 7.
É bom lembrar que o PV do Tocantins nunca foi participante entusiasta da Federação Brasil da Esperança, mesmo na eleição de 2022, quando apoiaram a candidatura de Wanderlei Barbosa, em detrimento da candidatura da Federação, que tinha o ex-deputado Paulo Mourão como candidato.
O mesmo ocorreu com Ivory de Lira, que está licenciado e tem como substituta a deputada Luana Ribeiro, suplente que em 2022 se candidatou pelo PCdoB, e agora também apoiou Janad no primeiro turno e, ao que tudo indica, no segundo também.
Veja a íntegra do documento:
Carta a Palmas
A Federação Palmas/Brasil da Esperança, reunida na noite desta quarta-feira, 9 – representados os partidos PT e PC do B, pelos seus presidentes, vice-presidente, comissão política e presidente em exercício do PC do B Estadual – DECIDIU ratificar o resultado de consultas internas, realizadas na segunda-feira, 7, no sentido de:
APOIAR no segundo turno das eleições em Palmas, o candidato a prefeito Eduardo Siqueira Campos, por representar neste momento a alternativa com capacidade de diálogo com as políticas públicas que defendemos no nosso campo democrático.
A partir desta data, e em conjunto com os partidos com os quais formamos bloco no primeiro turno, faremos as conversações em torno dos pontos programáticos importantes para o grupo.
Vamos à vitória!
Roberta Tum – Presidente da Comissão Municipal da Federação Brasil da Esperança
João Helder Vilela – Presidente do PT Municipal
Virgílio Alencar – Vice-Presidente do PC do B Palmas
Germana Pires Coriolano – Presidente em Exercício do Diretório Regional do PC do B Tocantins
Cristian Ribas – Executiva Estadual PT
========================================
NOTA DO PCdoB À IMPRENSA
O Comitê do PC do B do Tocantins e do Municipal de Palmas vêm a público registrar que o posicionamento expresso na nota assinada pelo deputado Ivory de Lira, presidente licenciado do partido no Estado, em conjunto com a deputada Cláudia Lélis, do PV, na defesa da liberação dos filiados dos partidos que integram a Federação Brasil da Esperança para apoiarem quem desejarem no 2º turno das eleições na capital tocantinense, tem um caráter pessoal e não representa a posição do partido.
Informam, ainda, que, na segunda feira, 7, o Comitê Municipal do PC do B de Palmas, por unanimidade, aprovou indicativo de apoio à candidatura de Eduardo Siqueira Campos (Podemos) no 2º turno das eleições, em razão de resolução nacional pela qual o partido, nas situações em que seu candidatono 1º turno não conseguiu chegar ao 2º, deve lutar para derrotar os candidatos que representam o bolsonarismo e a extrema-direta, no caso de Palmas, a deputada Janad Valcari, do PL.
Já a Comissão Executiva Estadual se reunirá nesta quarta-feira(9) para tomar uma posição, que deverá, em razão de consulta prévia já realizada, acompanhar o Comitê Municipal e a orientação nacional da legenda, restando para a efetivação deste apoio uma etapa de diálogo com o candidato, que será conduzida em bloco com a Federação Palmas Brasil da Esperança e os partidos da Federação PSDB/Cidadania.
Seguimos firmes no campo democrático dialogando neste momento com uma candidatura que, embora situada no campo conservador, posicionou-se aberta ao diálogo e à composição em defesa da Palmas que queremos.
Palmas, 9 de outubro de 2024
Germana Pires Coriolano – Presidente em exercício do PCdoB do TO
Roberta Tum – Presidente do Comitê Municipal do PC do B
Link para compartilhar: