Eduardo X Janad: Último debate acrescenta pouco em discussão sobre a cidade e fica focado em ataques pessoais entre candidatos

A expectativa do eleitor é que os debates sejam um espaço onde possam conhecer um pouco melhor o que os candidatos e suas propostas para os problemas da cidade e dos cidadãos que nela habitam. Entretanto, o não comparecimento de candidatos ou candidatas aos debates, seja no primeiro ou no segundo turno já começa a deixar o eleitor na mão e sem conhecer direito o que pensa aquela pessoa que está se propondo a comandar o município por quatro anos.

No caso de Palmas, nesta eleição de 2024, a primeira vez que temos segundo turno, a candidata Janad Valcari (PL) valeu-se da estratégia de não comparecer, já que aparecia à frente nas pesquisas, que por sua vez mostraram estar bem erradas na hora da contagem dos votos reais dos eleitores nas urnas.

Eduado Siqueira Campos (Podemos), que compareceu aos debates e tinha um tempo mínimo de espaço na TV e Rádio e Júnior Geo (PSDB) que também esteve nos debates e tinha um pouco mais de tempo na TV, acabaram o primeiro turno com muito mais votos que as pesquisas previam. Eduardo acabou como segundo colocado e foi para o segundo turno.

O último debate

A TV Anhanguera, que realizou nos dois turnos o último e mais esperado debate teve a melhor das intenções, mas o objetivo final é sempre ter mais audiência. Assim, a emissora inovou no formato e nas regras deste último momento em que os candidatos tinham para falar diretamente aos eleitores sobre o que pretendem fazer para a cidade. Entretanto, não foi isso que aconteceu.

Acusações

O debate, o último, foi marcado por um festival de acusações, de ambos os lados. Embora Janad tenha começado as acusações, muitas vezes ela não soube lidar com o que era dito por Eduardo Siqueira e adotava a estratégia do vitimismo.

Em vários momentos Eduardo Siqueira deixou de responder a acusações e passava a novas contra Janad, o que é também uma estratégia: a melhor defesa é o ataque.

Embora pouco demonstrando sua irritação quando Eduardo Siqueira fala de seu marido e seus negócios (obscuros segundo Eduardo) e também sobre os negócios envolvendo a banda Barões da Pisadinha.

Quando Janad tenta emplacar um apelido jocoso contra Eduardo, a apresentadora interrompe e fala que as regras do debate não permitem este tipo de coisa.

Transporte

Janad também se enrola quando puxa o assunto do transporte coletivo, bastante criticado por ela nas redes sociais, especialmente quando a atual gestão resolveu não continuar o contrato com a empresa Miracema. A candidata do PL questiona o contrato com a Miracema, que era de 30 anos, e que ela julgava ter sido feito na primeira gestão de Eduardo Siqueira como prefeito.

Eduardo devolve a questão do contrato da Miracema dizendo que já encontrou o contrato em andamento e que teria sido feito na gestão anterior a ele, cujo prefeito era Fenelon Barbosa, pai do governador Wanderlei Barbosa. “Questione seus aliados sobre este contrato candidata!”

Igeprev

A candidata Janad também pega pesado no assunto do Igeprev e aponta que Eduardo teria desviado milhões do instituto e assim prejudicado as famílias de mais de 50 mil servidores. Eduardo pediu tempo à direção do debate para este ponto e não foi atendido e acabou respondendo que nos processos que foi investigado acabou inocentado e sem nenhuma condenação.

Tosse

Uma coisa chamou a atenção dos telespectadores, pois toda vez que Eduardo Siqueira estava falando uma pessoa tossia ao fundo. Muita gente achou que estava com fantasma em casa, mas era a candidata Janad que em determinado momento chegou a ficar muito próxima ao adversário e tossir em cima dele.

Várias vezes Janad se posicionou bem ao lado e às vezes quase frente a frente, numa postura de intimidação. E várias vezes, embora estivesse fora do campo visual da câmera, ela estava ao lado e tossia.

Memes

Nas redes sociais foram colocados vários memes com fotos da candidata Janad e vidros de xarope contra tosse, além de vídeos com o debate ao fundo e a pessoa mostrando um xarope. Além disso, também circularam gravações de pessoas comentando este assunto que foi fartamente explorado nos grupos de mensagens.

Quem ganhou

A pergunta mais difícil do debate é saber quem ganhou. A mais fácil é saber que quem perdeu foi o eleitor, que não conseguiu saber direito como a cidade será governada. Mais uma vez, vamos para o “seja o que Deus quiser” e que “vença o menos pior”. Infelizmente, este é o caminho para consolidar a nossa democracia.

Saudações democráticas!!! Vote consciente!

Link para compartilhar:

Compartilhe nas redes:

Rua José Pereira De Lima, 1975
Setor Campinas – Colinas do Tocantins
CEP: 77760-000

Contato:  63-99201-1452
redacao@diariotocantinense.com.br

© 2003-2024 - Diário Tocantinense. Todos os direitos reservados.