Na manhã desta terça-feira, 29, o 22° Batalhão de Infantaria do Exército, informou através de nota que atuará em conjunto com a PRF e demais forças de segurança para desobstruir as rodovias onde houver represália. Caminhoneiros prometem dar continuidade a manifestação. A Polícia Rodoviária Federal, informou ainda que não sabe quando será desobstruido em Colinas do Tocantins, mas acredita que em breve.
O Exército do Tocantins vai atuar, conforme o Decreto n° 9.382, de 25 de maio de 2018, que autoriza o emprego das Forças Armadas para Garantia da Lei e da Ordem na desobstrução de vias públicas, até o dia 4 de junho.
Confira a íntegra da nota do Exército:
“NOTA À IMPRENSA
Liberação e escolta de cargas essenciais nas estradas federais
Conforme o Decreto n° 9.382, de 25 de maio de 2018, que autoriza o emprego das Forças Armadas para Garantia da Lei e da Ordem na desobstrução de vias públicas, o 22° Batalhão de Infantaria do Exército atuará na sua área de responsabilidade, no Estado do Tocantins, até o dia 4 de junho de 2018.
As ações serão executadas em conjunto com os órgãos de segurança pública federais e estaduais para desobstruir as estradas federais, se for o caso, e liberar cargas essenciais que se encontram paradas nos pontos de concentração de manifestações. Inicialmente, será dada prioridade às cargas de combustíveis, gás, oxigênio utilizado em hospitais e medicamentos.
Amparada na legislação supracitada, a missão do Exército será cumprida independente de ordem judicial, por meio de negociação com os caminhoneiros paralisados, com o objetivo de mitigar os prejuízos à sociedade. O 22° Batalhão de Infantaria poderá atuar nas estradas estaduais, mediante coordenação com os órgãos de segurança estaduais.
Athos Roberto Souza
Coronel Comandante do 22° Batalhão de Infantaria”