7° edição da Agrosudeste movimenta R$ 15 milhões e recebe mais de 12 mil visitantes; confira como foi

Finalizou no último dia 15, a sétima edição da Feira Agrotecnológica da Região Sudeste do Tocantins – Agrosudeste. Este ano o evento reuniu produtores rurais, técnicos, estudantes, lideranças e autoridades em Almas, a 276 km da Capital, com o objetivo apresentar novas tecnologias de produção sustentáveis voltadas às práticas agrícolas.  

Segundo a organização do evento, a Central das Associação dos Produtores Rurais e o  Governo do Tocantins, a edição deste ano foi um sucesso. Foram mais de R$ 15 milhões em negócios e mais de 12.300 pessoas estiveram no local. 

Com instituições financeiras presentes, como a Agência de Fomento do Tocantins, Banco da Amazônia, Sicoob e Sicredi, a feira foi uma grande oportunidade para o produtor acessar linhas de crédito e investir em implementos e maquinários agrícolas, aproveitando as facilidades comerciais dos mais de 57 expositores de diversas áreas voltadas ao desenvolvimento do agronegócio.

Programação 

Com uma vasta programação, a feira também foi palco para os cursos sobre as cadeias produtivas da Piscicultura, Fruticultura, Horticultura, Bovinocultura e de inseminação, que na ocasião foi ministrado pela Taura. O evento também teve vitrines tecnológicas, aulas show, capacitações e palestras com certificação, realizadas pelos parceiros como Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Embrapa e a Unitins, e demais parceiros da iniciativa pública e privada, na Arena do Conhecimento.

A Praça da Gastronomia também foi considerada um sucesso, com apresentação dos produtos do Cerrado, onde os mesmos foram capacitados pela chefe de cozinha, Rosa de Fogo, que abrilhantou a feira com produtos típicos da região. Ainda na parte de gastronomia, a feira trouxe duas aulas show sobre churrasco e fogo de chão, com a chef Otávia Cabral; e com o chef Pedro Alex, que trouxe a Paella do Cerrado.

Atividades culturais e esportivas também movimentaram a Feira, foram cinco shows, apresentações regionais, passeio ciclístico e a grande cavalgada no último dia, onde reuniu 336 cavaleiros percorrendo pelas ruas de Almas.

Os pavilhões Institucional e da Mineração mostraram a força e o apoio do Governo do Tocantins com a Agrosudeste. Foram 16 instituições prestando atendimento ao produtor rural, com orientações aos visitantes, em especial o agricultor familiar tocantinense. O Galpão da Mineração contou com a parceria da empresa Aura Minerals que atua na região, gerando emprego e desenvolvimento.

Ao avaliar os resultados, o presidente da Agrosudeste, João Albuquerque Filho, destacou que a meta foi alcançada com êxito e já se prepara para a próxima edição. “A feira este ano foi muito mais robusta, tivemos maior número de expositores, contamos com fortes parceiros como o Governo do Estado, o Sebrae, a bancada de Deputados, a prefeitura de Almas, e, graças a Deus, e também ao empenho da comissão organizadora, dos colegas do Ruraltins, nosso forte aliado, conseguimos superar a meta de público e fazer mais uma Agrosudeste de sucesso. E vamos pra frente, já pensar e planejar a Agrosudeste de 2024, a gente não pode parar! ”, enfatizou João Filho.

Próxima edição

Com data prevista para os dias 10 a 13 de abril, a Agrosudeste 2024 já tem confirmada a presença da dupla sertaneja Di Paullo e Paulinho, e projetos de expansão das vitrines tecnológicas com a participação das instituições de ensino estadual e federal e também da iniciativa privada, e a confirmação de cinco caravanas de produtores para os municípios.

A feira deste ano também rendeu a articulação para 2024 de uma parceria voltada para a implantação de uma fábrica de caixas de abelhas; implantação de Sistema rotacionado com integração lavoura, pecuária e Floresta (ILPF); e o Núcleo de piscicultura.

Agrosudeste 

Agrosudeste envolve 25 municípios do estado sendo eles: Almas, Dianópolis, Natividade, Porto Alegre, Chapada da Natividade, Taguatinga, Aurora do Tocantins, Conceição do Tocantins, Ponte Alta do bom Jesus, Ponte Alta do Tocantins, Arraias, São Valério da Natividade, Santa Rosa do Tocantins, Pindorama, Lavandeira, Rio da Conceição, Novo Jardim, Taipas, Combinado, Novo Alegre, Paranã, Palmeirópolis, Palmas, São Salvador e Silvanópolis.

Além de outros estados, atingindo hoje Bahia, Goiás, São Paulo e Rio Grande do Sul.

 

 

Link para compartilhar:

Compartilhe nas redes:

Rua José Pereira De Lima, 1975
Setor Campinas – Colinas do Tocantins
CEP: 77760-000

Contato:  63-99201-1452
redacao@diariotocantinense.com.br

© 2003-2024 - Diário Tocantinense. Todos os direitos reservados.