Analista prevê melhor poder de compra para criadores de gado em função da pressão de baixa e da chuva no Tocantins

Segundo o analista e zootecnista da Scot Consultoria, Felipe Fabbri, o mercado de reposição do Boi Gordo, em especial no Tocantins, tem sido de queda, em função da maior oferta de mercado. “Desde o início do ano estamos sentindo uma queda dos preços, muito em função da maior oferta que tem chegado ao mercado. Sentimos um incremento na categoria mais jovem. O que tem pressionado as cotações neste ano” 

No comparativo do mês de setembro, houve uma queda de 30,4% no preço da cabeça do bezerro de desmame, e 24% no preço da bezerra do ano. 

Além disso, o mercado interno também tem sentido uma pressão de baixa. “A queda do boi gordo foi de 8,5% no acumulado de 2022. Nesse contexto vemos o arroba sendo negociado em média R$ 271,50 já descontado os impostos, o que relata uma melhora no contexto do poder de compra do criador”, explica o especialista.

Fabbri ainda afirma que essa queda no preço do gado de reposição, em função da maior oferta no mercado, pode ser ideal para que os criadores no estado do Tocantins façam aquisição de mais gados. Ele ainda destaca que com a chegada da chuva no estado, o terreno fique viável para que a pastagem nasça.

“É um momento interessante para o produtor que tiver disponibilidade do capim, e agora com a retomada da chuva a gente deve sentir isso com mais vigor, é interessante para aquisição de gato no e estado Tocantins”, afirma. 
 

Tocantins no Ranking 

Atualmente, o estado do Tocantins tem se destacado com o leque de criadores de gado, e se posiciona no Ranking em 10° lugar, dos estados que mais tiveram crescimento no rebanho de bovinos. Um cenário que pode ficar ainda mais viável com a chegada da chuva.

 

Link para compartilhar:

Compartilhe nas redes:

Rua José Pereira De Lima, 1975
Setor Campinas – Colinas do Tocantins
CEP: 77760-000

Contato:  63-99201-1452
redacao@diariotocantinense.com.br

© 2003-2024 - Diário Tocantinense. Todos os direitos reservados.