Sua notícia diária em primeia mão!
quarta-feira 16, abril, 2025
Sua notícia diária em primeira mão!
quarta-feira 16, abril, 2025
Desde Março de 2018

-

spot_img

Anvisa autoriza vacina da Pfizer contra covid-19 em crianças de 05 a 11 anos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o uso da vacina produzida pelo consórcio Pfizer-BioNTech, a Comirnaty, contra a covid-19 em crianças com idade de 5 a 11 anos. A informação é da Agência Brasil.

A aprovação foi anunciada hoje 16, em transmissão ao vivo da Anvisa, no Youtube, após avaliação técnica da agência, sobre o pedido apresentado em novembro, indicando o uso da vacina para este público. A resolução com a autorização da Anvisa será publicada ainda hoje, 16, no Diário Oficial da União, em edição especial, segundo gerente geral de Medicamentos da Anvisa, Gustavo Mendes. Gustavo Mendes.

“Com base na totalidade das evidências científicas disponíveis, a vacina Pfizer-BioNTech, quando administrada no esquema de duas doses em crianças de 5 a 11 anos de idade, pode ser eficaz na prevenção de doenças graves, potencialmente fatais ou condições que podem ser causadas pelo SARS-CoV-2”, disse Mendes.

O gerente lembrou que as análises contaram com a participação de diversos especialistas tanto da Anvisa como de outras entidades. “Verificamos segurança e tolerabilidade, em uma primeira fase. Nela foram aplicadas doses diferentes. Com base no resultado, chegamos à conclusão de que deveriam ser aplicadas 10 microgramas, quantidade inferior à aplicada em adultos”, disse.

Ele acrescentou que, na comparação entre crianças de 5 a 11 com pessoas de 16 a 25 anos [considerando as doses correspondentes a cada grupo], foi identificada a presença de anticorpos nas crianças.

“Observamos desempenho satisfatório da vacina também contra a variante Delta”, ressaltou. “E não há relato de nenhum evento adverso sério, de preocupação ou relato relacionado a casos muito graves ou mortalidade por conta da vacinação. Esse perfil de segurança é muito importante”, completou.

De acordo com a gerente geral de Monitoramento, Suzie Marie Gomes, as doses de vacinas para crianças é de um terço em relação à dose e à formulação aprovada anteriormente. Além disso a formulação pediátrica é diferente. Ou seja, não se pode fazer diluição da dose de adulto para a dose de criança.

Suzie Marie acrescenta que as crianças que completarem 12 anos entre a primeira e a segunda dose devem manter a dose pediátrica. A vacina da Pfizer-BioNTech já havia sido autorizada para aplicação em adolescentes com idade a partir de 12 anos.

Por fim, a gerente de Monitoramento ressalta que não há estudos sobre coadministração com outras vacinas e que, portanto, o uso de diferentes vacinas não é indicado.

Segundo a Anvisa, a dose da vacina para crianças será diferente daquela utilizada para pessoas a partir de 12 anos. Os frascos também terão cores distintas para evitar erros na aplicação.

Link para compartilhar:

Últimas noticias

Hipertensão atinge 1 em cada 4 brasileiros e exige atenção redobrada: saiba como prevenir e identificar os sinais da “doença silenciosa”

A hipertensão arterial, também conhecida como pressão alta, é uma das doenças crônicas mais comuns entre os brasileiros —...

Turismo na Bahia gera mais de 2 mil empregos formais em fevereiro e consolida retomada do setor

O setor de turismo da Bahia registrou em fevereiro de 2025 um dos melhores desempenhos dos últimos anos na...

Páscoa em Palmas: pesquisa do Procon revela disparidade de preços em pescados e chocolates e alerta para cuidados com a qualidade dos produtos

Com a proximidade da Páscoa, os consumidores de Palmas, no Tocantins, intensificam as compras de dois dos produtos mais...

Sebrae Tocantins leva palestras e oficinas para a 42ª Exposição Agropecuária de Miracema

A programação, que garante conhecimento e inovação, é gratuita e os interessados podem realizá-la por meio do Sindicato Rural O...
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_img

Tecnoshow COMIGO 2025 supera expectativas e movimenta mais de R$ 10 bilhões

Ao reunir 695 expositores em cinco dias de evento, a 22ª Tecnoshow COMIGO encerra a edição de 2025 com...

Papa Francisco redige textos da Via-Sacra de 2025, mas participação no Tríduo Pascal segue incerta

O Vaticano confirmou nesta terça-feira, 15 de abril de 2025, que o Papa Francisco redigiu pessoalmente as meditações que...
spot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img