Sua notícia diária em primeia mão!
sexta-feira 11, abril, 2025
Sua notícia diária em primeira mão!
sexta-feira 11, abril, 2025
Desde Março de 2018

-

spot_img

Após OMS declarar emergência sanitária mundial, Tocantins registra 1° caso de Varíola do Macaco

A Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins confirmou nesta segunda-feira, 25, o primeiro caso de varíola dos macacos no Bico do Papagaio. 

Segundo a SES o paciente de 32 anos possui um histórico de viagem para São Paulo e já está sendo monitorado. “Ao perceber os primeiros sintomas manteve-se em isolamento domiciliar e assim segue, com acompanhamento pela SES-TO, através da Área Técnica de Vigilância das Infecções Sexualmente Transmissíveis, AIDS e Hepatites Virais e equipes de saúde do seu município”, informou. 

Cenário da Doença

Com mais de 16 mil casos e cinco mortes, a doença passou a ser monitorada pela OMS. No Brasil, o Ministério da Saúde informa que, até o momento, 607 casos foram identificados. 

No sábado, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou o surto da doença como uma emergência sanitária mundial — nível mais alto de alerta dado pela entidade máxima de saúde. A declaração tem como meta aumentar a coordenação entre os países e reforçar os mecanismos de busca ativa de casos e implementar medidas para ajudar a conter a circulação global do vírus.

O que é, quais os sintomas e como se proteger?

A varíola dos macacos é uma doença viral rara transmitida pelo contato próximo com uma pessoa infectada e com lesões de pele. 

Atualmente não há tratamento específico, mas os quadros clínicos costumam ser leves, sendo necessários o cuidado e a observação das lesões. O periodo de isolamento varia de seis a 21 dias. O maior risco de agravamento se refere, em geral, a pessoas imunossuprimidas, como pacientes com HIV/AIDS, leucemia, linfoma, metástase, transplantados, pessoas com doenças autoimunes, gestantes, lactantes e crianças com menos de 8 anos.

Os primeiros sintomas podem ser febre, dor de cabeça, dores musculares e nas costas, linfonodos inchados, calafrios ou cansaço. De um a três dias após o início dos sintomas, as pessoas desenvolvem lesões de pele, geralmente na boca, nos pés, no peito, no rosto ou em regiões genitais.

Para prevenção, deve-se evitar o contato próximo com a pessoa doente até que todas as feridas tenham cicatrizado. A doença também é transmitida por secreções respiratórias e pelo contato com objetos, tecidos (roupas, roupas de cama ou toalhas) e superfícies utilizadas pelo doente. Por isso, o uso de máscaras, o distanciamento e a higienização das mãos são formas de evitar o contágio.

 Por que a doença se chama varíola dos macacos?

Segundo o Instituto Butantan, a varíola dos macacos é uma zoonose silvestre. O vírus infecta macacos, mas que incidentalmente pode contaminar humanos. Por isso o nome pelo qual ficou conhecida. 

 

Link para compartilhar:

Últimas noticias

🎶🔥 Núzio Medeiros ao Diário Tocantinense: “Reticências mostra que o forró pode inovar sem perder a alma brasileira”

Ricardo Fernandes I Diário Tocantinense- 📍São Paulo 🎤 Em entrevista exclusiva ao Diário Tocantinense, o cantor e compositor Núzio...

☕📈 Dia do Café: saúde, economia e dicas para aproveitar o queridinho do Brasil sem pesar no bolso

Ricardo Fernandes I Diário Tocantinense- Neste domingo (14/04), comemora-se o Dia Mundial do Café, uma das bebidas mais consumidas...

💰🎯 Loterias: Teve ganhador no Tocantins? Veja os prêmios acumulados e os próximos sorteios!

Ricardo Fernandes I Diário Tocantinense- A sorte continua girando! O Tocantins segue firme na expectativa de um grande vencedor...

Dertins se realinha com Amélio e Wanderlei em movimento por apoios para 2026

Ricardo Fernandes I Diário Tocantinense- A corrida por apoios políticos já começou nos bastidores do Tocantins. Em um movimento...
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_img

Nonatão da 4 é empossado vereador de Palmas

A Câmara Municipal de Palmas realizou nesta terça-feira, 8, Sessão Solene de Posse do vereador Raimundo Nonato Ribeiro De...

Roda Literária homenageia trajetória de Antônio Oliveira com lançamento de cinco obras em Palmas

A 46ª edição da Roda Literária, promovida pela Prefeitura de Palmas, por meio da Fundação Cultural de Palmas (FCP),...
spot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img