Sua notícia diária em primeia mão!
terça-feira 20, maio, 2025
Sua notícia diária em Primeira mão!
terça-feira 20, maio, 2025
Desde Março de 2018

-

spot_img

Após ser considerado foragido pela Polícia, suspeito de comandar quadrilha de tráfico internacional se entrega em Palmas

Na manhã desta segunda-feira, 04, o suspeito Cleanto Carlos de Oliveira se apresentou à Polícia Federal em Palmas após ser procurado pela Polícia na última quinta-feira, 31, mas não ter sido encontrado em seu endereço e ser considerado foragido.

Cleanto é investigado por fazer parte do grupo criminoso que foi alvo da Polícia Federal durante a operação Tuup, Outros três suspeitos foram presos na semana passada tiveram as prisões mantidas pela Justiça Federal e seguem na CPP de Palmas. 

Segundo o apurado, Cleanto prestou depoimento na sede da PF durante a manhã e em seguida foi encaminhado ao IML. Pela tarde foi enviado para a Casa de Prisão Provisória de Palmas (CPPP).

De acordo com a defesa do suspeito, a apresentação à polícia se deu de forma espontânea e em depoimento afirmou que foi apenas um intermediador da venda de uma aeronave, não havendo qualquer possibilidade de ser apontado como chefe do tráfico. 

Nota Cleanto – íntegra

“Primeiramente o Sr. Cleanto se apresentou de forma espontânea perante a autoridade policial para cumprir a determinação judicial.
A única participação nos eventos apresentados pela Polícia Federal, de forma inconsequente, é o fato do Sr. Cleanto ter intermediado a venda de uma aeronave que, posteriormente e supostamente, teria sido usada para transporte de narcóticos.
Portanto, não há qualquer possibilidade de ser apontado como chefe de tráfico, conforme apontado pela autoridade policial. Isto será demonstrado nos autos em momento oportuno.”

Entenda o Caso

O grupo em que Cleanto estaria envolvido é suspeito de fazer fretes para transportar grandes remessas de cocaína para a América Central em aeronaves compradas e adaptadas no Brasil. As investigações apontam que os aviões adquiridos pelo grupo criminoso eram registrados em nome de pessoas que não tinham condições financeiras de comprá-los e que não possuíam relação com a atividade aeronauta, sendo utilizados como laranjas pelos criminosos.

As aeronaves eram modificadas em um aeródromo privado no município de Nova Ubiratã (MT) e preparados para transportar cargas de 400 a 800 kg de cocaína para outros países. O dono do espaço também é investigado pelo consentimento do uso da propriedade e por ter auxiliado a quadrilha em três ações criminosas. Após a logística, segundo a polícia, os aviões eram queimados.

Os mandados de busca e apreensão foram cumpridos no Tocantins e em mais sete estados: Mato Grosso, Goiás, São Paulo, Pará, Amapá, Santa Catarina e Ceará. Durante a manhã, três investigados foram presos em Porangatu (GO) e os agentes da PF apreenderam R$ 82 mil na casa do piloto em Sorocaba (SP). O dinheiro estava escondido dentro de uma panela.

Os presos podem responder pelos crimes de associação ao tráfico, tráfico internacional de drogas e financiamento ao tráfico, além de atentado à segurança do transporte aéreo.

Link para compartilhar:

Últimas noticias

Deputado Olyntho recebe a mais alta honraria concedida pelo Legislativo de Goiás

Membro da Diretoria Executiva da União de Legisladores e Legislativos Estaduais, o deputado estadual tocantinense Olyntho Neto (Republicanos) foi...

Opinião | Maria de Fátima: de vilã absoluta a espelho da mulher brasileira

Por Fernanda Cappellesso* Se em 1988 Maria de Fátima simbolizava o egoísmo como desvio, em 2025 ela retorna como o...

Semana será de calor e tempo firme no Tocantins, mas com previsão de chuvas isoladas no norte do estado

Palmas — A semana no Tocantins será marcada pela predominância de estabilidade atmosférica, com temperaturas elevadas em todas as...

Gasto ou investimento? A guerra da narrativa começou

 O MPE mira os gastos, mas a régua parece desigual Investigação do MPE: O Ministério Público do Estado (MPE)...
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_img

A febre dos bebês reborn: entre o conforto emocional e o alerta da psiquiatria

No Brasil, bonecas hiper-realistas conquistam espaço entre adultos que as tratam como filhos — fenômeno levanta questionamentos sobre saúde...

Trump telefona para Putin e Zelensky para parar ‘banho de sangue’

Conversas ocorrem após presidente russo recusar participação em negociações de paz com o líder ucraniano na Turquia; especialistas apontam...
spot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img