Senadores e deputados federais e prefeitos do Tocantins se posicionaram pelos seus perfis em redes sociais contra os atos antidemocráticos registrados neste domingo, 08, em Brasília.
Os bolsonaristas chegaram a invadir o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal, sedes dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, respectivamente, para depredarem o patrimônio.
Nota das autoridades
“A Democracia se faz respeitando as opiniões divergentes e o contraditório. As cenas lamentáveis vistas em Brasília, na tarde deste domingo, não representam os ideais do nosso Povo”, afirma Wanderlei Barbosa, governador do Tocantins.
“Sem precedentes na história do nosso país as cenas de vandalismo, terror, destruição e crimes deliberados contra a República. O que assistimos hoje prova que o Brasil está doente. Que sejam investigados e punidos exemplarmente os mandantes, financiadores e autores desta barbárie”, afirma a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeira (PSDB).
“Acompanhei estarrecida os atos antidemocráticos em Brasília.A eleição passou,temos um presidente eleito.Agora é hora de unirmos em prol do Brasil,independente de posições partidárias. Os envolvidos devem ser responsabilizados. Felizmente temos instituições fortes. Democracia viva”, afirmou Josi Nunes, prefeita de Gurupi.
“Todo e qualquer ato que possa ferir a ordem e a democracia, usar de depredação de patrimônio público e violência deve ser repudiado”, afirma Carlos Gaguim, deputado federal.
“É inaceitável o que ocorreu em Brasília neste domingo, 8 de janeiro. Depredar o patrimônio público ao invadir a sede dos Poderes não é manifestação pacífica, mas sim um ato antidemocrático. Todos os envolvidos devem ser punidos com rigor e. inclusive, ressarcir aos cofres públicos para que tudo o que foi quebrado seja pago por quem cometeu esse crime”, tuitou Dorinha Seabra (UB), Senadora eleita pelo Tocantins.
“Muito triste, vergonhoso e estarrecedor o ataque à democracia hoje! A Constituição certamente não é perfeita. Quanto a ela discordar, sim. Divergir, sim. Descumprir, JAMAIS. Afrontá-la, NUNCA!! Traidor da Constituição é traidor da Pátria”, escreveu Irajá Silvestre, Senador pelo Tocantins.
Pronunciamento Bolsonaro
“Manifestações pacíficas, na forma da lei, fazem parte da democracia. Contudo, depredações e invasões de prédios públicos como ocorridos no dia de hoje, assim como os praticados pela esquerda em 2013 e 2017, fogem à regra.
Ao longo do meu mandato, sempre estive dentro das quatro linhas da Constituição respeitando e defendendo as leis, a democracia, a transparência e a nossa sagrada liberdade. No mais, repúdio às acusações, sem provas, a mim atribuídas por parte do atual chefe do executivo do Brasil”, disse Bolsonaro (PL) pelas redes sociais.
Relacionado
Link para compartilhar: