Segundo as projeções da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), apresentadas em agosto, o ano de 2023 tem sido marcado por novos aumentos na produção e na presença internacional da avicultura do Brasil.
Conforme levantamento da ABPA, a produção de carne de frango está rumo às 14,95 milhões de toneladas produzidas ao longo dos 12 meses de 2023, número 3% superior ao registrado no mesmo período do ano passado, com 14,52 milhões de toneladas.
A disponibilidade de produtos no mercado interno deverá alcançar 9,85 milhões de toneladas, volume 1,5% superior às 9,70 milhões de toneladas registradas em 2022. Com isto, o consumo per capita de carne de frango deverá ficar em 46 quilos neste ano, dado 1,5% maior que os 45,2 quilos per capita registrados em 2022.
Pela primeira vez na história, o setor deverá superar a barreira de 5 milhões de toneladas exportadas, se confirmadas as projeções da ABPA. Neste ano, a expectativa da entidade é de embarques totais de 5,20 milhões de toneladas, volume até 8% superior aos embarques registrados em 2022, com 4,82 milhões de toneladas.
Cenário no Tocantins
O cenário é diferente para o estado do Tocantins, de acordo com o presidente da Associação dos Avicultores do Norte do Tocantins (Avinto), Paulo Roberto Dias de Campos. Isso porque o mercado interno, no estado do Tocantins, tem enfrentado estabilidade na produção e consumo da carne de frango.
Questionado sobre o mercado, o presidente afirmou que anda estagnado e que “na primeira quinzena houve um aumento de consumo, mas foi pequeno”.
Campos afirma que, mesmo com os ótimos índices que representam o Brasil como um todo, o estado do Tocantins enfrentou dificuldades, uma vez que os números, comparados aos do ano passado, foram inferiores.
De julho a 24 de agosto de 2022, foram vendidos no varejo (pequenos comércios) – 1.280.381,40 kg. Comparado ao ano passado, de julho a 24 de agosto de 2023, as vendas no varejo alcançaram os 586.940,00 kg. Um recuo de 54%, afirma o presidente da Avinto.
Atualmente os municípios que possuem porte para produção, criação e comercialização de aves no estado são:
- Cachorrinha
- Luzinópolis
- Angico
- Nazaré
- Sta Terezinha
- Tocantinópolis
- Aguiarnópolis
- Palmeiras
- Darcinópolis
- Wanderlândia
- Araguaína
- Muricilândia
- Santa Fé
- Barrolândia
- Miracema
- Porto nacional
- Paraíso
- Monte Santo
- Chapada de Areia
- Nova rosalândia
- Fátima
- Oliveira de Fátima
- Pugmil
- Santa Rita
Link para compartilhar: