Sua notícia diária em primeia mão!
quinta-feira 9, janeiro, 2025
Sua notícia diária em primeia mão!
quinta-feira 9, janeiro, 2025
Desde Março de 2018

-

spot_img

Benefício de Prestação Continuada (BPC); saiba o que é, quem tem direito e onde solicitar

O Benefício de Prestação Continuada (BPC), previsto na Lei Orgânica da Assistência Social – LOAS, é a garantia de um salário mínimo por mês ao idoso com idade igual ou superior a 65 anos ou à pessoa com deficiência de qualquer idade. No caso da pessoa com deficiência, esta condição tem de ser capaz de lhe causar impedimentos de natureza física, mental, intelectual ou sensorial de longo prazo (com efeitos por pelo menos 2 anos), que a impossibilite de participar de forma plena e efetiva na sociedade, em igualdade de condições com as demais pessoas.

O BPC não é aposentadoria. Para ter direito a ele, não é preciso ter contribuído para o INSS. Diferente dos benefícios previdenciários, o BPC não paga 13º salário e não deixa pensão por morte. Além disso, “em caso de morte, o BPC não pode ser transferido para outra pessoa da família, ou seja, ele é intrasferivel”, explica o professor e advogado Raul de Araújo Albuquerque. 

Como ter direito?

Para ter direito ao BPC, é necessário que a renda por pessoa do grupo familiar seja igual ou menor que 1/4 do salário-mínimo (Como calcular a renda per capita familiar). Além da renda de acordo com o requisito estabelecido, as pessoas com deficiência também passam por avaliação médica e social no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

O beneficiário do BPC, assim como sua família, deve estar inscrito no Cadastro Único. Isso deve ser feito antes mesmo de o benefício ser solicitado. Sem isso, ele não pode ter acesso ao BPC.

Onde solicitar?

O requerimento do benefício é realizado nos canais de atendimento do INSS – pelo telefone 135 (ligação gratuita de telefone fixo) ou pelo site ou aplicativo de celular “Meu INSS” . Pode ser feito, também, nas Agências da Previdência Social (APS).

A gestão do BPC é feita pelo Ministério da Cidadania, por meio da Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS), que é responsável pela implementação, coordenação, regulação, financiamento, monitoramento e avaliação do benefício. A operacionalização é realizada pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

 

Link para compartilhar:

Ricardo Fernandes Almeida
Ricardo Fernandes Almeida
Jornalista, Escritor, Bacharel em direito e cursando teologia

Últimas noticias

Ana Castela se prepara para “Ana Castela em alto mar” onde deve dividir palco com Gustavo Mioto ex-namorado

Cantora Ana Castela com um de um mês depois de comandar o especial "Amigas", na Globo, Ana Castela,...

Papa Francisco propõe ‘diplomacia e esperança’ entre as nações para dissipar as guerras; Pontífice sobe tom sobre guerra na Ucrânia e rumores envolvendo...

Na manhã desta quinta-feira, 9 de janeiro, o Papa recebeu os embaixadores acreditados junto à Santa Sé para uma...

IPTU 2025 de Porto Nacional tem descontos especiais de até 35% no pagamento à vista

A Prefeitura de Porto Nacional, por meio da Fiscalização Tributária do município, mantém o desconto especial de 35% no...

PF nas ruas: Operação em Porto Nacional investiga crimes de exploração sexual de crianças e adolescentes na região central do Tocantins

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira 09 de Janeiro de 2025 a Operação Strix, com o objetivo de investigar...
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Dia do Leitor: Descubra livros que inspiram transformação e bem-estar

No Dia do Leitor, comemorado no dia 7 de janeiro, nada melhor do que mergulhar em histórias que nos inspiram...

Mito e verdades sobre constituição de holdings

Advogada especialista no tema, Ana Carolina Tedoldi fala das vantagens na proteção patrimonial     "É comum as pessoas acreditarem que para...
spot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_img