A BRK apresentou durante a oficina de capacitação “Instrumentos de Gestão no Comitê das Bacias Hidrográficas dos rios Lontra e Corda” (CBHRLC), as contribuições da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Lontra para a garantia da qualidade das águas do Rio Lontra, e da sua bacia hidrográfica. A capacitação realizada pelo CBHRLC ocorreu nos dias 21 e 22 de novembro, em Araguaína, e contou com a participação de órgãos, institutos e municípios que compõem o Comitê, com apoio técnico da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH). Na terça-feira, 22, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer as instalações da ETE Lontra .
Para o gerente operacional de Araguaína, Álem Felipe da Silva, a participação da BRK nos avanços do saneamento no Tocantins é pautada pela preservação do meio ambiente e responsabilidade. "Nosso objetivo é diminuir os impactos sociais ambientais, primando pelos valores da companhia, de agir com integridade e em conformidade com as leis e regulamentações", destacou.
De acordo com o responsável operacional do município, Orlei José, a visita técnica às obras da ETE Lontra, proporcionou uma integração positiva para divulgação dos benefícios previstos com a nova unidade. "Esta ETE permitirá a conservação de um dos rios mais importantes para o município que é o Lontra e toda sua bacia hidrográfica. A BRK está investindo em Araguaína, com o sistema Nereda, o que há de mais moderno em tecnologia de tratamento de esgoto no mundo, sendo o Tocantins o primeiro estado do Norte do Brasil a contar com o sistema", explicou.
O presidente do Comitê de Bacia Hidrográfica dos Rios Lontra e Corda, Mário Roberto Costa, destacou que a apresentação e a visita técnica foram fundamentais para ampliar o conhecimento sobre a moderna tecnologia de tratamento que está sendo implantada em Araguaína. “Estaremos sempre ao lado de iniciativas que busquem a preservação da bacia dos Rios Lontra e Corda e esperamos que o sistema Nereda possa contribuir positivamente. Como o sistema é algo novo, vamos promover debates sobre a sua implantação com a participação da BRK”.
O engenheiro responsável pela obra, Wendel Sousa, explica como funciona o Nereda®. “É o nome fantasia (inspirado nas ninfas das águas da mitologia grega) para um tipo de tratamento de esgoto. O procedimento é feito com biomassa granulada, enquanto o tratamento convencional geralmente é floculento. Assim, por meio dessa tecnologia, o lodo do esgoto é transformado em grânulos que são facilmente decantáveis. A base do Nereda® é biológica, e todo o processo é feito sem a adição de produtos químicos”, informou.
Este método é considerado revolucionário para o tratamento de esgoto, e inclusive foi eleito como o melhor avanço em tecnologia da última década pela Global Water Intelligence, principal publicação mundial sobre saneamento e líder em pesquisa nos mercados internacionais de água. A tecnologia Nereda® já é utilizada em diversos países, como Holanda, África do Sul, Irlanda, Portugal, Austrália, Inglaterra, China, Polônia e, é claro, Brasil.
Relacionado
Link para compartilhar: