Sua notícia diária em primeia mão!
segunda-feira 19, maio, 2025
Sua notícia diária em Primeira mão!
segunda-feira 19, maio, 2025
Desde Março de 2018

-

spot_img

Chuva no Tocantins em pleno agosto? Evento é mais comum do que parece

O Tocantins é conhecido por seu tempo seco e quente com o agravante da condição pré-frontal – condição provocada pelo acúmulo de ar quente que atua sobre o centro do país. O que corrobora para previsão de temperaturas acima dos 35°C em todo o estado e umidade abaixo de 20%. 

Esta região enfrenta mais de 100 dias sem o registro de chuvas significativas. Embora não seja frequente entre o fim de julho e novembro, não é raro chover nesse período, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). 

É neste período que o tocantinense contempla a famosa “chuva do caju” – termo conhecido por muitos brasileiros e de diferentes regiões, porém não é uma expressão nacional. Afinal, nem todo lugar do Brasil tem caju plantado e parte do país, como o Sul, tem chuva durante todos os meses do ano e não apresenta uma temporada seca em sua climatologia.

A “chuva do caju” é a primeira chuva que ocorre depois da seca. Ela é vital para o desenvolvimento da fruta. Isso porque os cajueiros não conseguem segurar seus frutos, o que compromete a produção. 

Previsão 

Segundo a meteorologista do INMET, Elisabete Ferreira, a região sul do estado receberá a primeira chuva, que gradativamente alcançará outras regiões. “No mapa do modelo meteorológico, nesta região sul do estado, há condições de chuvas isoladas, até sábado”, conta a profissional. 

De acordo com ela, no sábado e domingo, outras regiões, como centro e norte do estado, também serão atingidas pela chuva do "caju". 

Apesar de serem chuvas isoladas, elas se tornam essenciais para melhorar a umidade, que atualmente, se encontram abaixo dos 20%.  

 

Link para compartilhar:

Últimas noticias

Deputado Olyntho recebe a mais alta honraria concedida pelo Legislativo de Goiás

Membro da Diretoria Executiva da União de Legisladores e Legislativos Estaduais, o deputado estadual tocantinense Olyntho Neto (Republicanos) foi...

Opinião | Maria de Fátima: de vilã absoluta a espelho da mulher brasileira

Por Fernanda Cappellesso* Se em 1988 Maria de Fátima simbolizava o egoísmo como desvio, em 2025 ela retorna como o...

Semana será de calor e tempo firme no Tocantins, mas com previsão de chuvas isoladas no norte do estado

Palmas — A semana no Tocantins será marcada pela predominância de estabilidade atmosférica, com temperaturas elevadas em todas as...

Gasto ou investimento? A guerra da narrativa começou

 O MPE mira os gastos, mas a régua parece desigual Investigação do MPE: O Ministério Público do Estado (MPE)...
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_img

A febre dos bebês reborn: entre o conforto emocional e o alerta da psiquiatria

No Brasil, bonecas hiper-realistas conquistam espaço entre adultos que as tratam como filhos — fenômeno levanta questionamentos sobre saúde...

Trump telefona para Putin e Zelensky para parar ‘banho de sangue’

Conversas ocorrem após presidente russo recusar participação em negociações de paz com o líder ucraniano na Turquia; especialistas apontam...
spot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img