Municípios do estados do Tocantins sofrem o impacto das fortes chuvas que atingiram as regiões nos últimos dias.
Oeste
Em Lagoa da Confusão, na região oeste do estado, a prefeitura chegou a decretar situação de emergência depois que rios e lagos da região transbordaram. A população mais afetada foi a que vive na zona rural, inclusive, aldeias indígenas.
Devido à enchente não é possível ver mais a região da orla da cidade, que tem a lagoa como cartão postal, porque tudo foi coberto pela água. Segundo o município, também houve rompimento de um cabo de energia e por isso toda a área do Bosque da Lagoa foi interditada.
Central
Na região central, a Defesa Civil Municipal alertou a população palmense que devem evitar a trilha perto da cachoeira do Facão, na Serra do Lajeado. A orientação foi emitida após o registro de deslizamentos na região
Conforme o município, os deslizamentos aconteceram há cerca de uma semana. A Divisão de Vistoria Técnica da Defesa Civil Municipal esteve no local para avaliar os danos e possíveis riscos na região. Durante o final de semana, a região foi monitorada, mas não houve registro de novos deslocamentos de solo.
Centro-norte
Em Colinas, as fortes chuvas deixaram ruas alagadas, neste domingo, 26. O nível da represa da cidade subiu. Até o momento não há mais informações.
Norte
Em Araguanã, mais de 20 famílias, quase 70 pessoas, ficaram desabrigadas ou desalojadas ao longo da última semana depois de o nível do rio Lontra ter subido mais de seis metros.
A água também se acumulou às margens da BR-226 e causaram o rompimento da pista.
Previsão para semana
Para esta semana, a previsão continua sendo de chuva para grande parte do Tocantins. Nesta segunda, 27, um alerta de nível laranja foi emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O alerta chama atenção para o nível de perigo.
O DT solicitou mais informações para a Defesa Civil, mas até o fechamento desta matéria não teve respostas.
Relacionado
Link para compartilhar: