Acontece neste sábado, 27, em Palmas uma competição de força e técnica que promete atrair um grande público da Capital. Por se tratar de um show de encher os olhos de adultos e crianças, a 10ª edição da tradicional competição Bombeiros de Aço, promovida pelo Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO), será um grande espetáculo para toda a família. O evento acontece em período integral, a partir das 8h, no Parque Cesamar.
A competição é uma realização de tradição mundial, e para os inscritos do Tocantins, será uma seletiva estadual para a disputa nacional que vai acontecer no estado de São Paulo.
Segundo o coordenador geral da competição Bombeiro de Aço 2022, tenente-coronel Ciro Cardoso Guimarães Filho, o objetivo do evento é promover uma competitividade sadia, e demonstrar à sociedade um rol de atividades desenvolvidas durante o trabalho cotidiano do bombeiro militar.
"A competição retrata parte da atividade desenvolvida no dia a dia dos militares, exigindo muito esforço físico, resistência, destreza e velocidade. É um momento de confraternização, uma oportunidade de promover a integração entre as unidades operacionais da corporação do CBMTO e de militares de vários estados do país. Cada ano a competição fica mais volumosa, e nessa edição, pela primeira vez, teremos convidados civis inscritos que poderão participar do circuito", explica.
As provas simulam as demandas físicas do combate a incêndio na prática, usando equipamento de proteção individual de combate a incêndio e equipamento de proteção respiratória durante todo o percurso, o competidor vai passar por uma sequência de quatro fases com obstáculos de dificuldade variável que inclui: Subida na torre, içamento e descida da torre, entrada forçada e slalow; arraste de mangueira e extinção de incêndio, e resgate de vítima inconsciente.
Os percursos deverão ser executados de forma ininterrupta, no menor tempo e com menor quantidade de erros, de acordo com os critérios do regulamento. Para os homens, o tempo máximo para execução do percurso é de cinco minutos, já para as mulheres, o tempo máximo é de sete minutos. Em caso do competidor extrapolar o tempo, a prova será interrompida pela arbitragem e registrado o ponto de parada. Toda a competição é avaliada por fiscais da prova que conferem as execuções e computam o tempo.
Categorias
Serão quatro categorias, masculino e feminino, divididas em:
Categoria Bombeiro (a) Militar Idade
I Até 30 anos
II 31 a 40 anos
III 41 a 50 anos
IV Acima de 51
Inscrições
As inscrições foram abertas no dia 19 de julho e seguem até o próximo dia 28, sendo realizadas por meio do site do CBMTO, no link https://forms.gle/E244hCwyLuNkffU7A. Para os interessados em participar, é importante ficar atento aos documentos exigidos como a autorização do comandante imediato, formulário de inscrição e atestado médico.
Premiação
Todos os participantes receberão a medalha de participação. Já os três primeiros colocados da categoria geral, masculino e feminino, serão premiados com troféu e valores, bem como os inscritos na categoria seletiva estadual , em que concorrerão todos os atletas do CBMTO.
Quadro de vagas
Serão disponibilizadas noventa vagas, das quais cinquenta serão para os competidores do quadro do CBMTO, vinte para competidores das demais unidades da federação. De forma inédita, essa edição vai disponibilizar dez vagas para instituições convidadas do Tocantins, que poderão realizar todo o circuito, mas não estarão competindo.
Relacionado
Link para compartilhar: