Há quem diga que o Brasil é o país do futebol e que somos uma nação festeira. Portanto, podemos concluir que há motivos suficientes para comemorar muito com a chegada da Copa do Mundo masculina, que começa em novembro de 2022.
De acordo com a empresária palmense, Márcia Costa, os preparativos para esse evento estão a todo vapor. “Esse período de copa é um dos mais animados. É festa! É um momento em que junta amigos, parentes e vizinhos para comemorar e torcer pelo Brasil. Para este ano a família já está organizando para juntarmos todos. A expectativa é a melhor possível”, afirma.
País do Futebol
Na pesquisa realizada pela empresa de tecnologia, Mind Miners, é possível compreender melhor a relação dos brasileiros com futebol, de forma geral e com a Copa do Mundo, assim como as expectativas para os jogos deste ano.
Para isso, 1.000 pessoas de todas as regiões do país, com idade acima de 18 anos e pertencentes às classes ABC foram abordadas. Os dados você confere abaixo:
O futebol é mesmo uma paixão nacional?
Sem dúvidas, esse é o esporte mais popular, porém está longe de ser uma unanimidade no Brasil:
30% dos respondentes declararam não gostar de futebol. Entre os que gostam, a maioria se enquadra no perfil “simpatizante” – aqueles que acompanham as partidas de forma esporádica, em momentos decisivos ou quando há uma grande competição.
Muito além de um evento esportivo
A Copa do Mundo é um evento que envolve grande sociabilidade e, por isso, atrai os olhares até mesmo daqueles que dizem não gostar de futebol. Este é o momento em que as pessoas querem se reunir com os amigos, com a família, ligar a TV e assistir aos jogos acompanhados de cerveja, petiscos e churrasco.
Alguns dos dados revelados durante o estudo comprovam isso:
88% acompanham, geralmente, os jogos pela TV e em outros canais de transmissão; 79% pretendem acompanhar os jogos deste ano pela TV aberta.
Quando perguntados sobre o que não pode faltar durante a Copa, as 5 principais respostas foram:
Família – 51%
Churrasco – 49%
Cerveja – 46%
Petiscos – 46%
TV grande – 38%
No conforto do lar
Assistir aos jogos em casa é a principal forma de acompanhar a Copa para a maioria dos brasileiros. A ideia é ótima para quem não quer enfrentar filas de espera e possíveis aglomerações em bares, por exemplo. Tendo isso em vista, como as marcas podem melhorar essa experiência?
Onde costumam assistir?
91% assistem a Copa em suas próprias casas
41% assistem na casa de outras pessoas
20% assistem no bar
2022 será o ano do Hexa?
Durante a pesquisa procuramos ouvir dos entrevistados as suas expectativas para a Copa de 2022. Entre aqueles que disseram acompanhar o evento, 6 em cada 10 se declararam animados para os jogos deste ano.
A pandemia de covid-19, as questões socioeconômicas do país e um “futebol capitalista” foram alguns dos fatores que os torcedores apontaram como desestimulantes.
Em relação às perspectivas de vitória, 63% acreditam que o Brasil tem chances de levantar a taça.
Relacionado
Link para compartilhar: