Com o avanço da tecnologia com relação aos procedimentos estéticos, cada vez mais mulheres buscam profissionais com soluções para diversos incômodos, como marcas de expressão, assimetrias no rosto, rugas, olheiras, entre outros.
A oferta de procedimentos é grande e muitas vezes surgem algumas dúvidas quanto aos procedimentos. Em virtude disso, o dermatologista, José Roberto Fraga, membro Titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia, e Diretor Clínico da clínica Dermagynus, esclarece alguns pontos quanto à escolha dos procedimentos e explica sobre os efeitos exagerados em alguns casos.
Segundo Fraga, todo e qualquer procedimento estético, primeiramente precisa levar em consideração a idade e o histórico do paciente. “Sempre me perguntam quais são os tratamentos mais realizados entre as mulheres. E a resposta é que vai depender da idade do paciente. A gente tem jovens, maduros e mais velhos”.
O dermatologista afirma que entre os jovens – indivíduos de até 19 anos, é comum a procura por “tratamento de estrias, através de laser, manchas e cicatrizes de acnes”.
Já para os adultos – com idade entre 20 até 59 anos, “a procura é por tratamentos que estimulam a pele, como reposição e estímulo de colágenos, ou procedimentos sem cirurgias que fazem o rosto ter um aspecto mais jovem”.
Fraga diz que é comum “os pacientes por volta dos 30/35, já começam a aplicar botox, para evitar as rugas e os pacientes mais velhos, fazem uma junção de vários procedimentos para terem um resultado mais eficaz”.
Linha tênue
Além disso, o dermatologista chama a atenção para a melhor escolha de um profissional da área para realizar determinados procedimentos, e ressalta que, levando em consideração a idade, é preciso ter cuidados para não exagerar nos procedimentos.
“O mais importante é sempre lembrar que não devemos exagerar nesses procedimentos estéticos. A filosofia é: menos é mais. Por isso a escolha do profissional é muito importante, para evitar que o paciente, ao invés de fazer algo que fique bonito, exagere no procedimento”.
Especialista
José Roberto Fraga é dermatologista e membro Titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia, e Diretor Clínico da clínica Dermagynus. Registro de Qualificação de Especialidade (RQE) 89609
Atualmente atende na clínica Dermagynus em São Paulo.
Relacionado
Link para compartilhar: