Sua notícia diária em primeia mão!
domingo 5, janeiro, 2025
Sua notícia diária em primeia mão!
domingo 5, janeiro, 2025
Desde Março de 2018

-

spot_img

Eleitor que não compareceu ao 1º turno das eleições suplementares tem até dia 3 de agosto para apresentar justificativa

O Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) informa ao eleitor que não votou nas eleições suplementares e não justificou sua ausência, que o prazo para prestar esclarecimento em cartório é de 60 dias após a data da votação.

O eleitor faltoso deve se dirigir ao cartório eleitoral, tendo em mãos o formulário de justificativa devidamente preenchido, documentos comprobatórios da impossibilidade de comparecimento ao pleito, documento de identificação com foto e o título de eleitor.

Quem não votou no primeiro turno tem até o dia 03 de agosto para apresentar justificativa perante o juiz eleitoral. Para os eleitores faltosos do segundo turno, o prazo para justificar ausência às urnas segue até o dia 23 de agosto (conforme previsto na Resolução Nº 405, de 19 de abril de 2018).

Vale ressaltar que o eleitor terá que justificar a ausência por turno separadamente, obedecendo aos mesmos requisitos e prazos de cada votação.

Cartório Eleitoral

Durante os dias 10 a 27 de Julho os cartórios eleitorais no Tocantins terão o horário de funcionamento reduzido, das 14 às 18 horas, o expediente retorna ao horário normal a partir do dia 30, voltando a funcionar das 11 às 18 Horas.

O servidor Geraldo Gomes de Lima Neto, da 2ª Zona eleitoral de Gurupi, destacou a movimentação para justificativas neste período. “Apesar de o mês de julho o atendimento ser reduzido, devido o período de férias escolares, estamos notando uma boa procura pelos serviços de justificativa eleitoral para quem deixou de votar no 1º e 2º turno das Eleições Suplementares”, afirma.

Sanções

Quem não compareceu as urnas e não justificar ausência estará em débito com a Justiça Eleitoral, o que impede o eleitor de requerer qualquer documento que necessite quitação eleitoral, inscrever-se em concursos públicos, renovar matrícula em qualquer instituição de ensino pública ou fiscalizada pelo governo, além do pagamento de multa.

Caso o eleitor não vote, justifique e nem pague as multas por três eleições consecutivas, o seu título de eleitor será cancelado, devendo regularizar a situação para poder exercer o direito do voto e estar em dias com a Justiça Eleitoral. (Da Assessoria)

 

Link para compartilhar:

Ricardo Fernandes Almeida
Ricardo Fernandes Almeida
Jornalista, Escritor, Bacharel em direito e cursando teologia

Últimas noticias

Gabriel Fop e Lucca Picon curtem juntos tradicional Réveillon em PE

Amoré em Pernambuco, tornou-se uma região famosa agora pelo Réveillon e também pela presença massivo de artistas nacional e...

Bruna Griphao curte dia ensolarado em Fernando de Noronha

A atriz Bruna Griphao aproveitou o sábado (4) para relaxar nas paradisíacas praias de Fernando de Noronha. Em clima...

De Olho na Política: Posse em Colinas e Araguaína, Novos Secretários e a Atuação de Pollyana Siqueira

O ano de 2025 começa com mudanças e expectativas em todo o Tocantins. Em Colinas, Josemar Carlos Kazarin foi...

F6 da Fama: Gusttavo Lima na política: entre alianças, polêmicas e impacto cultural

O anúncio do cantor sertanejo Gusttavo Lima sobre sua intenção de disputar a Presidência da República em 2026 repercutiu...
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Mortes por acidentes, homicídios e suicídios chegam a 1.363 no Tocantins em 2024

O ano de 2024 trouxe dados alarmantes sobre a mortalidade no Tocantins, conforme o painel da Secretaria de Saúde...

Ponte entre Aguiarnópolis e Estreito será implodida após desabamento

A ponte que ligava os municípios de Aguiarnópolis, no Tocantins, e Estreito, no Maranhão, será implodida. A estrutura desabou...
spot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_img