Em entrevista exclusiva concedida ao Diário Tocantinense, o ex-prefeito de Palmas (2013 a 2018) e presidente do Partido Socialista Brasileiro (PSB), Carlos Amastha, compartilhou expectativa em relação ao ano de eleições municipais e reforçou sua avaliação quanto a atual gestão.
Eleições municipais 2024
Questionado pelo DT sobre uma possível disputa ao cargo da prefeitura, Amastha confirmou que não abre mão do progresso do município, e assegurou que mesmo não disputando em 2024, não se afastará da política.
Uma coisa é certa. Eu nunca vou abrir mão de discutir Palmas! Seja pessoalmente ou através de aliados que entendem que todos os projetos que deixamos prontos para essa cidade precisam ser implantados. Ainda falta muito tempo para eleição, mas uma coisa é certa! Nós estaremos discutindo tudo, referente ao futuro de Palmas.
Acredito que essa cidade tem um futuro absolutamente brilhante, que depende exclusivamente das próximas histórias que a gente venha escolher. Eu acho que hoje a gente tem um comparativo das gestões que por aqui passaram. A gente percebe a velocidade com que podemos evoluir, e o que pode acontecer de ruim para cidade quando a gente não tem gestores qualificados para que as coisas efetivamente aconteçam.
Alianças política
Sobre as alianças políticas, Amastha afirma que a disputa pertence àqueles que vivem e conhecem os problemas da capital.
Também fui questionado sobre possíveis alianças políticas para o próximo ano. Eu particularmente acho que a disputa da prefeitura é uma questão muito local, que atinge diretamente a nossas vidas, onde a gente tenta deixar de lado disputas ideológicas, tanta coisa que infelizmente nos divide.
Acho que o importante para o próximo gestor é ter noção de que, primeiro, é uma cidade só, então o prefeito é de todo mundo. E quais são os desafios?! Saber como cuidar da saúde, educação, mobilidade urbana, emprego, renda, esporte, turismo, futuro das nossas crianças e da segurança.
Avaliação política atual gestão
Sobre a avaliação da gestão atual, Amastha revela que, enquanto prefeito, deixou inúmeros projetos para continuidade, mas que a atual gestão optou por engavetá-los.
A gente, como todo prefeito, tem seus erros e acertos. Eu diria que, se a gente pode considerar, o maior erro da gestão, foi de não ter dado continuidade a todos os projetos que a gente deixou prontos pra cidade. Nós deixamos a cidade planejada, no mínimo, pelos próximos cinquenta anos, com todos os grandes projetos, com as fontes de recurso e esse foi um grande erro, não ter dado continuidade ao que estava planejado para a cidade. Essa não era a conquista do Amastha, era a conquista da cidade.
Sobre o crescimento da capital, o político afirma que cada gestão contribuiu significativamente para que esse desenvolvimento acontecesse.
Eu considero que todos os prefeitos que passaram, tem a sua contribuição. Não consigo imaginar Palmas sem a presença, sem o mandato de cada um deles. Eu, particularmente, sempre me esforcei para fazer a melhor gestão e encher de orgulho os palmenses, mas nunca deixei de olhar para os projetos dos prefeitos anteriores.
Relacionado
Link para compartilhar: