Sua notícia diária em primeia mão!
terça-feira 22, abril, 2025
Sua notícia diária em primeira mão!
terça-feira 22, abril, 2025
Desde Março de 2018

-

spot_img

Em Gurupi, Procon Tocantins autua loja por falta de preço nos produtos

O Procon Tocantins autuou uma loja de artigos para casa, brinquedos e utilitários, nessa segunda-feira, 13, por ausência de preço nos produtos, em Gurupi. O Órgão de Defesa do Consumidor recebeu denúncias de consumidores relatando a irregularidade.

Segundo as denúncias, a Loja Big Lar não estava colocando preço nos produtos. O estabelecimento já havia sido notificado pelo Procon Tocantins no dia 8 de fevereiro e foi dado o prazo de 72 horas para que a situação fosse regularizada, porém, a loja continuou com a mesma prática.

"Esta é uma prática proibida por lei. O preço é obrigatório e já havíamos notificado a Big Lar, mas foi constatado que a mesma não cumpriu. O Procon Tocantins está atento e tem trabalhado para garantir que o direito do consumidor seja cumprido”, destaca Rafael Pereira Parente, superintendente do Procon Tocantins.

Direito do consumidor

O Código de Defesa do Consumidor (CDC) no art. 6° garante que deve haver informações adequadas e claras sobre produtos e serviços, com especificação correta de quantidade, características, composição, qualidade, tributos incidentes e preço, bem como todos os riscos que apresentem.

Ainda de acordo com o CDC, os preços dos produtos por unidade, tal como por quilo, por litro, por metro ou por outra unidade devem estar visíveis ao consumidor enquanto o estabelecimento estiver aberto ao público.

O Procon Tocantins destaca ainda a determinação do Decreto n° 5.903/2006, que estabelece que os preços de produtos e serviços deverão ser informados adequadamente, de modo que garanta ao consumidor a correção, clareza, precisão, ostensividade e legibilidade das informações prestadas. 

Denuncie

O gerente de fiscalização ressalta que é fundamental que os consumidores denunciem qualquer irregularidade e sempre procurem o Procon em caso de dúvidas. O consumidor pode denunciar nos canais do Procon Tocantins, por meio do Disque 151 ou Whats Denúncia 99216-6840. 

“Estamos sempre atentos a estas demandas. Se o consumidor encontrar em alguma loja, mercado ou estabelecimento, produtos que não contém o preço, o mesmo deve tirar fotos e coletar essas provas para que a denúncia possa ser feita junto ao Procon Tocantins” afirma Silva.

Link para compartilhar:

Últimas noticias

Morre o Papa Francisco: Um Legado de Paz e Justiça Social

O Papa Francisco faleceu na tarde de segunda-feira, 21 de abril de 2025, aos 88 anos, no Vaticano, após...

PRF Apreende Carga de Cigarros Sem Nota Fiscal em Araguaína

Araguaína (TO) – 16 de abril de 2025 Na tarde desta quarta-feira (16), por volta das 15 horas, a Polícia...

Intercorrências na estética disparam no Brasil: “Atendo mais de cinco casos por dia”, revela a perita judicial Dra. Mary Rocha

Com o aumento de procedimentos estéticos e a atuação de profissionais sem preparo, cresce também o número de complicações....

Desfile da Linha San Martini Black no Bossa Fashion Rio

Na próxima semana, o Rio de Janeiro se tornará o epicentro da moda urbana com a realização do prestigiado...
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_img

Movimentações, embates e inquéritos: o fim de semana quente da política tocantinense

Gaguim ensaia articulações fora do script em Pirenópolis No fim de semana do próprio aniversário, o deputado federal Carlos Gaguim...

Justiça do Tocantins arquiva ação por improbidade contra ex-vereadores de Guaraí após mais de uma década de litígio

Tribunal reconhece legalidade de resolução municipal e aplica retroativamente nova legislação sobre improbidade; ex-parlamentares têm reputação restabelecida Palmas, TO –...
spot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img