Empresas assumem papel ativo para promover qualidade de vida dos profissionais

A preocupação com o bem-estar dos profissionais é um tema que está no radar das empresas. E o motivo é bem conhecido pelos RHs. Quando as consequências chegam em forma de problemas físicos, mentais ou emocionais levam a absenteísmo, turnover e reduzem a produtividade e o engajamento. Todo esse assunto é bastante debatido entre as organizações, mas a concretização de ações sólidas e eficazes ainda é um desafio da Gestão de Pessoas.

Na visão da diretora Administrativa e de Pessoas do Grupo Sabin, Marly Vidal, o segredo é colocar as pessoas no centro da estratégia. “É preciso conciliar os interesses da organização aos das pessoas que nela trabalham. Por isso, nós cuidamos do colaborador para que ele tenha condições de cuidar do nosso cliente”, afirma.

A empresa, que conta com mais de 7.000 colaboradores em todas as regiões do país, tem práticas de gestão de pessoas premiadas e reconhecidas. Uma das melhores empresas para trabalhar pelo ranking da consultoria Great Place To Work (GPTW), o Grupo Sabin desenvolve ações para a promoção da saúde de forma integral e permanente.

A partir da análise dos dados de saúde dos colaboradores, a empresa criou programas integrados de gestão de saúde que envolvem os times de saúde corporativa, bem-estar e assessoria de esporte. “Como uma empresa de saúde, nós valorizamos ainda mais a qualidade de vida das pessoas. Por isso, entendemos que precisávamos levar essa visão para dentro da nossa própria estrutura, proporcionando esse cuidado ao colaborador”, pontua.

Benefícios das atividades físicas

A estratégia conta um profissional de Educação Física, que atua nacionalmente como coordenador de Esportes da empresa, preparando e orientando para a prática de esportiva, de acordo com a aptidão individual, e capacitando colaboradores para serem multiplicadores da ginástica laboral. “Nossa ideia é movimentar o corpo dentro e fora do trabalho. Internamente, temos a realização de laboral três vezes na semana. Fora das unidades, temos um Clube de Corridas. Orientamos os treinamentos e buscamos sempre inserir a participação dos colaboradores e de seus familiares nas corridas de ruas, seguindo um calendário anual de competições nacionais e regionais. Inclusive, oferecemos atividades funcionais acompanhadas por profissionais de Educação Física nas regionais”, explica o coordenador de Esportes do Sabin, Luís Carlos Pereira.

Além disso, Carlos conta que os participantes do Clube de Corrida têm sua condição física acompanhada de perto, com preparação física e prevenção de lesões e realização de exames laboratoriais, como glicose, perfil lipídico, entre outros. “O marcador VO2 Máximo, que mostra a forma como coração, pulmão e músculo estão absorvendo o oxigênio, também é acompanhado. Quanto melhores os resultados obtidos pelo participante, maior a perspectiva de vida. No decorrer da prática esportiva, além da evolução em condicionamento físico e exames, conseguimos observar melhora na autoestima, na coordenação motora e na produtividade”, destaca.

Ações como essas, que combatem o sedentarismo, têm um impacto direto na saúde dos colaboradores. “É possível destacar benefícios, como a qualidade do sono, a prevenção de doenças, alívio de dores, o controle da pressão arterial, a melhora da concentração e disposição física, a redução do estresse, entre outros”, explica o coordenador.

E, para além dos aspectos de saúde física e mental, as iniciativas contribuem para a manutenção de um clima organizacional mais prazeroso e integrativo.

Sabin no Tocantins

No Tocantins desde 2012, o Sabin Diagnóstico e Saúde conta com 13 unidades de atendimento, nas cidades de Palmas, Porto Nacional, Paraíso do Tocantins, Gurupi e Guaraí. A empresa é referência em exames laboratoriais no estado, com serviços de saúde com excelência, inovação e responsabilidade socioambiental.

Referência em saúde, destaque em gestão de pessoas e liderança feminina, dedicado às melhores práticas sustentáveis e atuante nas comunidades onde está presente, o Grupo Sabin nasceu na capital federal, fruto da coragem e determinação de duas empreendedoras, Janete Vaz e Sandra Soares Costa, em 1984. Hoje conta com cerca de 7000 colaboradores unidos pelo propósito de inspirar pessoas a cuidar de pessoas.

Presente em 15 estados, além do Distrito Federal, a empresa oferece serviços de saúde com excelência, inovação e responsabilidade socioambiental às 78 cidades em que está presente e atende mais de 7 milhões de clientes ao ano em 350 unidades distribuídas de norte a sul do país.

 

Link para compartilhar:

Compartilhe nas redes:

Rua José Pereira De Lima, 1975
Setor Campinas – Colinas do Tocantins
CEP: 77760-000

Contato:  63-99201-1452
redacao@diariotocantinense.com.br

© 2003-2024 - Diário Tocantinense. Todos os direitos reservados.