Sua notícia diária em primeia mão!
quinta-feira 17, abril, 2025
Sua notícia diária em primeira mão!
quinta-feira 17, abril, 2025
Desde Março de 2018

-

spot_img

Endividamento na Capital cresce 1,1% em setembro, diz dados de pesquisa

Mensalmente, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) em parceria com a Fecomércio Tocantins, mede o percentual de endividados e inadimplentes em Palmas. A pesquisa revelou que em setembro houve um crescimento de 1,1% no total de endividados. Dentre os entrevistados, 69,8% disseram estar endividados, 14,2% estavam inadimplentes e 0,7% não terão condições de quitar suas dívidas.

No cenário nacional a PEIC (pesquisa que mede o endividamento e inadimplência do consumidor) após registrar três altas consecutivas, caiu em setembro. O número de brasileiros com dívidas em cheque pré-datado, cartão de crédito, cheque especial, carnê de loja, crédito consignado, empréstimo pessoal e prestação de carro e de casa revelou queda de -0,3 ponto percentual, com relação a agosto. O índice, que havia alcançado o maior percentual da série histórica no mês passado, chegou a 67,2%.

Segundo o presidente da CNC, José Roberto Tadros, a primeira queda no endividamento das famílias desde maio está ancorada no avanço econômico do País. “Indicadores recentes têm mostrado que a recuperação gradual da economia para os próximos dois trimestres está mais robusta do que as estimativas indicavam”, ressalta Tadros, alertando que, embora tenha havido queda na margem, a proporção de consumidores endividados no Brasil ainda é elevada. “Para apoiar a retomada, é importante seguir ampliando o acesso ao crédito com custos mais baixos, mas, principalmente, possibilitar o alongamento de prazos de pagamento das dívidas para mitigar o risco da inadimplência no sistema financeiro”.

Na capital do Tocantins, o percentual de endividados está acima da média nacional, porém os percentuais relacionados aos inadimplentes e aos que não terão condição de pagar está bem abaixo da média nacional. Para o presidente do Sistema Fecomércio Tocantins, Itelvino Pisoni, isso é positivo. “Se o endividamento está alto e ainda assim os consumidores conseguem pagar suas dívidas em um curto prazo, isso demonstra que está havendo o consumo e que os consumidores de Palmas têm conseguido se planejar melhor”.

O ranking das principais dívidas continua liderado pelo cartão de crédito (81,2%), seguido pelos financiamentos de automóveis (23,9%) e imóveis (19,4%).

Dentre os entrevistados, 45,8% disseram ter contas em atraso por um período de até 30 dias. A média geral é de 43,5 dias. Já com relação ao tempo de comprometimento com a dívida, 42,9% afirmaram ter dívidas por mais de 1 ano, o que correspondeu a uma média de 7,9 meses. Já sobre o comprometimento da renda familiar com dívidas, 73,6% gastam entre 11 e 50% de sua renda com dívidas, sendo que a média para este item ficou em 33,1%. (Assessoria de imprensa)

Link para compartilhar:

Últimas noticias

💥🌊 Romance à vista? Jade Picon e André Lamoglia trocam carinhos na praia da Barra da Tijuca

Por Ricardo Fernandes | Redação | Diário Tocantinense-📍 Barra da Tijuca (RJ), 17 de abril de 2024 clima esquentou na...

Wanderlei Barbosa e ministro Renan Filho avançam em acordo para reconstrução de estradas no Tocantins

🚧 Governo Federal vai investir mais de R$ 150 milhões para recuperar estradas após colapso da ponte JK Por Ricardo...

Mãe e filha são investigadas por fraude espiritual com promessa de proteção contra feitiços em Palmas

🧿 Mãe e filha são alvo de operação por suspeita de estelionato com uso da fé Por Ricardo Fernandes |...

O colapso da ponte e o clamor do Bico: o apelo de Eduardo Gomes em Brasília expõe a urgência de obras no Tocantins

A queda da ponte entre Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA) não abalou apenas estruturas de concreto — ela escancarou...
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_img

Grelo grava EP em Salvador, Tayrone resgata raízes e Felipe Araújo emociona com nova fase

Grelo grava EP “Ao Vivo em Salvador” com inéditas e regravações na Arena Fonte Nova conhecido por sua energia contagiante...

Sicredi União MS/TO e Oeste da Bahia reforça presença na Agrotins 2025 com foco em crédito sustentável e inovação no campo

A Sicredi União MS/TO e Oeste da Bahia prepara uma participação robusta e estratégica na 25ª edição da Agrotins...
spot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img