A Associação José Santana Filho dos Agricultores (AJAPAR), do Projeto de Assentamento Real, município de Colinas do Tocantins, recebeu nesta terça-feira, 17, equipamentos para a implantação de uma Casa de Farinha, pelo Projeto Fortalecimento do Sistema Agroflorestal como Renda Familiar.
A iniciativa, financiada por recursos não reembolsáveis do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e do Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN), tem como objetivo apoiar a produção de farinha de mandioca, e assim fortalecer a agricultura familiar e melhorar a renda de dezenas de famílias na região.
Diretamente, 34 famílias do Projeto de Assentamento Real serão beneficiadas, impactando, indiretamente, a vida de 134 pessoas. O valor do projeto é de R$ 150 mil e a entrega dos equipamentos marca o início de uma jornada que promete mudar a vida dos agricultores da região.
Apoiador na implantação e acompanhamento do projeto, o Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) também presta serviço de assistência técnica e extensão rural aos produtores da associação. Para o gestor do órgão, Washington Ayres, “o projeto de Fortalecimento do Sistema Agroflorestal como Renda Familiar é um exemplo inspirador de como parcerias entre organizações governamentais, instituições educacionais e organizações não governamentais podem criar oportunidades de crescimento econômico e melhorar a qualidade de vida das comunidades rurais. E nosso empenho, por meio do Governo do Estado, é levar a melhor assistência técnica a esses agricultores, para que tenham sucesso e produzam farinha de mandioca de qualidade, melhorando cada vez mais a renda das suas famílias”.
O projeto conta ainda com o apoio de várias entidades e instituições, incluindo a Prefeitura Municipal de Colinas, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO), a Escola Família Agrícola (EFA) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que desempenham um papel fundamental na capacitação e suporte aos agricultores.
O presidente da AJAPAR, Manoel Francisco de Souza, expressou sua gratidão a todas as entidades envolvidas e enfatizou a importância do projeto: "Estamos ansiosos para ver os benefícios deste projeto se concretizar em nossas vidas. Agora estamos equipados para fazer dela uma fonte de renda para nossas famílias."
Link para compartilhar: