Sua notícia diária em primeia mão!
segunda-feira 21, abril, 2025
Sua notícia diária em primeira mão!
segunda-feira 21, abril, 2025
Desde Março de 2018

-

spot_img

Estudantes repatriados testam negativo para o novo coronavírus

Alívio e gratidão. Essas foram as palavras mais repetidas pelas dezenas de estudantes que conseguiram sair do Paraguai e retornaram ao Tocantins na noite deste domingo, 19. Os estudantes saíram na tarde do sábado, 18, de Ponta Porã-MS e chegaram em Palmas neste domingo às 23 horas . Ao chegar à Capital, os estudantes foram levados diretamente para o Hospital Geral de Palmas (HGP) onde foram submetidos a testes rápidos para possível diagnóstico de Covid-19, doença causada pelo novo Coronavírus.

Ao todo, 60 alunos e 4 motoristas passaram pelos testes e nenhum atestou positivo para a doença. “A felicidade é dupla: primeiro por estar de volta, depois por saber que não estou doente”, disse o estudante Walefe Oliveira Bueno, acrescentando que não via a hora de reencontrar a família na cidade de Porto Nacional.

Acompanhada da filha pequena, a estudante Adriele Almeida Parente era só felicidade por poder retornar e rever a família. “Lá estava muito difícil, nós não podíamos sair na rua, o comércio está todo fechado e, por isto, muitos brasileiros que vivem do lado paraguaio estavam tendo dificuldades. Queríamos muito voltar pra casa, a gente tentou, mas logo as rodoviárias fecharam e não conseguimos. Agora, graças a Deus, o Governo nos ajudou e até mandou os ônibus para nos buscar”, ressaltou a estudante.

Os alunos conseguiram retornar ao Brasil após o governador Mauro Carlesse solicitar ao Ministério das Relações Exteriores gestão, com o Governo do Paraguai, para assegurar o retorno de tocantinenses que estudam no Paraguai e na Bolívia, além de colocar à disposição dos estudantes os meios necessários para que pudessem retornar ao Estado. Outros tocantinenses que ainda estão na Bolívia devem retornar ainda nesta semana.

“Nós já tínhamos buscado todas as formas de voltar pra cá. Estou imensamente agradecido por este milagre que o governador [Mauro Carlesse], o senador [Eduardo Gomes] e o deputado [Carlos Gaguim] fizeram. A gente não tem nem como agradecer. Se ficássemos mais tempo lá tenho certeza que não iríamos aguentar”, disse o estudante do 5 período de Medicina, Victor Ataídes Pereira Cordeiro, que vai reencontrar a família no município de São Miguel, no Bico do Papagaio.

Quem também comemorou o retorno ao Tocantins e o resultado negativo do teste rápido foi a estudante Isabel Cristina, que desde o dia 10 de março aguardava por uma solução para conseguir voltar para a cidade de Aguiarnópolis. “Estou muito feliz porque meu teste deu negativo. Eu já desconfiava que estava tudo bem, porque no Paraguai estamos cumprindo uma quarentena rigorosa e porque não tenho sintomas, mas ter a certeza disso é um alívio”, disse.

Saúde

A equipe da Secretaria de Estado da Saúde (SES) montou um estrutura para receber os repatriados com a máxima agilidade e qualidade. Conforme desciam dos ônibus, os alunos receberam uma senha, depois era feito o cadastro e eles preencheram a ficha de isolamento, logo depois foi feito o teste rápido, com resultado em 15 minutos. Conforme foram sendo liberados dos testes que foram concluídos às 2:30 da madrugada desta segunda-feira, 20, os estudantes se organizaram nos micro-ônibus que os levaram para suas cidades. “Nós já estamos comunicando aos municípios que estes estudantes estão retornando e que eles devem ser monitorados por 14 dias”, explicou Perciliana Bezerra Carvalho, superintendente de Vigilância em Saúde.

Apoio

A ação contou com apoio da Polícia Militar, que fez a escolta dos ônibus quando estes chegaram a Palmas, e da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), que forneceu micro-ônibus para levarem os estudantes da Capital até suas cidades de origem. (Assessoria de imprensa)

Link para compartilhar:

Últimas noticias

Hugo Henrique e Léo Foguete se unem em novo single “Terminou Pra Que” e prometem hit nas paradas

📍 Ricardo Fernandes – Diário Tocantinense – O cantor e compositor Hugo Henrique lança nesta quinta-feira (17) o primeiro...

MC Pogba ultrapassa 6,5 milhões de ouvintes no Spotify e conquista o Brasil com “Rabetão de Terremoto”

📍 Ricardo Fernandes – Diário Tocantinense – Com 15 anos de estrada e um talento lapidado desde os primeiros...

A simbologia por trás do caça-níquel Fortune Ox: O que o boi da sorte representa para os jogadores

O fortune ox é um caça-níquel que vai muito além de sua mecânica de jogo simples e intuitiva. Ele...

💥🌊 Romance à vista? Jade Picon e André Lamoglia trocam carinhos na praia da Barra da Tijuca

Por Ricardo Fernandes | Redação | Diário Tocantinense-📍 Barra da Tijuca (RJ), 17 de abril de 2024 clima esquentou na...
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_img

Wanderlei Barbosa e ministro Renan Filho avançam em acordo para reconstrução de estradas no Tocantins

🚧 Governo Federal vai investir mais de R$ 150 milhões para recuperar estradas após colapso da ponte JK Por Ricardo...

Mãe e filha são investigadas por fraude espiritual com promessa de proteção contra feitiços em Palmas

🧿 Mãe e filha são alvo de operação por suspeita de estelionato com uso da fé Por Ricardo Fernandes |...
spot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img