As três maiores cidades do estado do Tocantins: Palmas, Araguaína e Gurupi estão com uma estrutura especial em cemitérios públicos e particulares contando com tendas, cadeiras, bebedouros e banheiros químicos para receber os milhares de visitantes. Os cemitérios também terão programação de missas, confira abaixo em cada município.
Em Palmas, os cemitérios municipais serão abertos às 6h e seguem até as 18h. Ao longo do dia, vão ocorrer quatro missas durante o período de visitação nos espaços. Confira:
Cemitério Jardim da Paz
8h – Dom Pedro Brito
10h – Padre Claudionor
15h – Padre Márcio Ferdinando
17h – Padre Claudionor
Cemitério Jardim das Acácias
8h – Padre Jairon
10h – Padre Patrício
15h – Padre Pedro Henrique
17h – Padre Carlos Adriano
No norte do estado, Araguaína espera receber pelo menos 50 mil visitantes nos dois cemitérios públicos da cidade, o São Lázaro e o Monte Sinai. Os portões dos cemitérios serão abertos às 6h e também permanecerão abertos até as 18h. Segundo a prefeitura, a previsão é que mais de 50 mil pessoas passem pelos dois locais.
Dentro da programação especial do Dia de Finados, estão previstas três missas no cemitério São Lázaro. A população poderá participar das celebrações às 7 horas, 9 horas e 16 horas. Para dar suporte aos participantes, a Prefeitura irá montar duas tendas com cadeiras.
No sul, em Gurupi, durante todo o dia, serão celebradas missas nos dois cemitérios, a partir das 7h. No cemitério Santo Antônio as celebrações vão até as 15 horas, já no cemitério São José as missas seguirão até as 17 horas.O Dia de Finados envolverá oito padres e quatro Diáconos na programação.
Cemitério São José:
7h – Missa conduzida pelo Padre Diogo Fernandes – Paróquia Nossa Senhora Aparecida
9h – Missa conduzida pelo Padre Vanderlam – Paróquia Imaculada Conceição
11h – Missa conduzida pelo Monsenhor Osman – Paróquia Santuário Nossa Senhora da Abadia
15h – Missa conduzida pelo Monsenhor Juarez – Paróquia Santo Antônio
17h – Missa conduzida pelo Padre Mizahel – Paróquia São João Batista
Cemitério Santo Antônio
8h – Missa conduzida pelo Padre Deusimar Correia – Paróquia Santo Antônio
10h – Missa conduzida pelo Padre Vilmário Lustosa – Paróquia São Judas
15 – Missa conduzida pelo Padre Adeilton Ferreira – Paróquia Nossa Senhora de Fátima.
Em Colinas do Tocantins, as homenagens são feitas no cemitério São João Batista. Flores e velas são usados como um singelo ato à quem já não está presente. Em Atualização…
Dia de Finados
O Dia de Finados, como é conhecido, foi instituído inicialmente no século X, na abadia beneditina de Cluny, na França, pelo abade Odilo (ou Santo Odilon, como chamado entre os católicos). Odilo de Cluny sugeriu, no dia 02 de novembro de 1998, aos membros de sua abadia que, todo ano, naquele dia, dedicariam suas orações à alma daqueles que já se foram.
Relacionado
Link para compartilhar: