Sua notícia diária em primeia mão!
sábado 5, abril, 2025
Sua notícia diária em primeira mão!
sábado 5, abril, 2025
Desde Março de 2018

-

spot_img

Focos de incêndios em Taquaruçu Grande já duram 18 dias

Os trabalhos no local começaram após uma série de focos terem surgido da noite para o dia. Contudo, o Comando-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins, determinou o reforço das equipes.

O fogo na região sul do Distrito de Taquaruçu começou em 26 de agosto, e, desde então, os bombeiros militares seguem no controle da situação. Já são 18 dias de intensos trabalhos, com equipes espalhadas em vários pontos. Com os fortes ventos do período, a operação é desafiada por conta da rapidez com que as chamas se alastram.

Coordenador-adjunto da Defesa Civil Estadual, o tenente-coronel Erisvaldo Alves alertou: “As condições climáticas nesta época são propícias para a propagação do fogo, com temperaturas altas, baixa umidade relativa do ar, muito vento e muita vegetação seca. Mas só vai ocorrer o fogo se tiver a ação humana”. 

A fala do coordenador-adjunto, reflete a desconfiança que se tem com relação ao rápido surgimento dos focos em Taquaruçu Grande, tendo em vista que, sem a ação do homem, as chamas não aparecem do nada.

“Isso está muito relacionado com a cultura do uso do fogo para limpeza de área, renovar o pasto. Isso é ruim, porque, além do meio ambiente que sofre, tem o sistema de saúde pública que fica sobrecarregado”, pontuou.

Na tarde desta segunda, 12, nas proximidades da Cachoeira da Roncadeira, mais de 40 bombeiros militares atuaram no combate aos focos que surgiram ainda no domingo, 11. As características topográficas da mata não eram o único problema: o terreno íngreme dificultou a extinção, que só foi possível após as 18h.

A força-tarefa contou com a convocação de 15 bombeiros militares da escala-extra e o reforço de pelotão com mais 35 homens.

O tenente-coronel reforçou a mensagem: “A gente precisa da conscientização da população. É preciso formar cidadãos com nova mentalidade e esperamos que as gerações futuras tenham entendimento diferente sobre o uso do fogo”.

 

Link para compartilhar:

Últimas noticias

🎉 Festa VYBEzinha agita Lagoa da Serra neste sábado (5) com Tyago & Gabriel, Iggoor, Lelis e André MPC em Palmas

Ricardo Fernandes | Diário Tocantinense | Palmas- Palmas será palco de uma noite inesquecível neste sábado, 5 de abril,...

📡 Quadro Especial – Tá na Mídia (Gospel & Católico)

📡 Quadro Especial - Tá na Mídia (Gospel & Católico) Por Ricardo Fernandes | Redação | Tocantinense Os destaques da semana...

🎬 Estreias do Fim de Semana: o que assistir neste sábado nos cinemas e nas plataformas digitais

Por Ricardo Fernandes | Redação | Tocantinense Pipoca, sofá ou telona? Confira os lançamentos imperdíveis para curtir no fim de...

🚨 PRF recaptura foragido condenado por homicídio e furto em Guaraí (TO)

 Ricardo Fernandes | Redação | Tocantinense - Na manhã de ontem (terça-feira, 1º de abril), a Polícia Rodoviária Federal...
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_img

SENAI reabre seleção para Instrutor em TI e Consultor de Mercado em Palmas

Candidatos podem se inscrever até o dia 11 de abril; exigência de nível superior e experiência mínima de seis...

Papa Francisco apresenta melhora respiratória e segue em recuperação no Vaticano

Respiração, uso da voz e movimentação apresentam progresso; Angelus de domingo pode ocorrer de forma diferenciada Por Ricardo Fernandes |...
spot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img