Pelo menos 6.326 pessoas morreram na Turquia e na Síria após o terremoto de magnitude 7,8 atingir a região nesta segunda-feira, 06. O chefe de estado do Tocantins, Wanderlei Barbosa expressou sua preocupação com a situação.
"Neste momento desolador em que passam os povos turco e sírio, devido ao terremoto ocorrido na madrugada desta segunda-feira, 6, que afetou a região central da Turquia e o noroeste da Síria, venho a público manifestar a minha solidariedade.
Me sinto aliviado por não haver brasileiros entre as vítimas fatais, contudo, é triste saber que o número de mortos já passa de 5 mil. Peço a Deus que em sua infinita misericórdia console aqueles que perderam seus entes queridos e interceda no resgate dos feridos. Peço ainda que a união seja a base para a reconstrução do que foi destruído nos dois países", Expressou Wanderlei Barbosa.
Tragédia
O epicentro do abalo foi localizado no distrito de Pazarcik, na província turca de Kahramanmaras, distante 60km da fronteira com o território sírio, a uma profundidade de 17,9 quilômetros. O tremor mais forte registrado no país desde 1939 atingiu uma região densamente povoada durante a madrugada — exatamente às 4h17 locais (22h17 de domingo em Brasília), surpreendendo a população enquanto dormia.
A falha geológica onde ocorreu o tremor esteve relativamente calma nos últimos tempos. A região não sofria um terremoto de magnitude superior a 7 há mais de 200 anos.
Segundo o apurado por jornais locais, mais de 2,8 mil prédios desmoronaram, majoritariamente nas cidades turcas de Adana, Gaziantep, Sanliurfa e Diayarbakir. Musson
Na Turquia, o número de mortos subiu para 5.434, informou o ministro da Saúde do país. Na Síria, o saldo é de 1.832 mortos, de acordo com o governo e um serviço de resgate no noroeste do país.
Dezenas de milhares de pessoas estão feridas ou ficaram desabrigadas em cidades da Turquia e do norte da Síria. As autoridades turcas dizem que cerca de 13,5 milhões de pessoas foram afetadas em uma área de cerca de 450 km. As autoridades sírias relataram mortes até o sul de Hama, a cerca de 250 km do epicentro.
Com informações da CNN
Link para compartilhar: