O Governo do Tocantins confirmou na última terça-feira, 17, que fará um novo concurso público para a Polícia Militar. Segundo o apurado pelo DT, a previsão é de que sejam ofertadas 600 vagas para soldados e outras 50 para oficiais.
A previsão é que o edital seja lançado ainda no primeiro semestre de 2024.
O último certame, realizado em 2020, ofertou 1.000 vagas imediatas para Praças, em diferentes especialidades. A seleção segue válida por 2 anos, ou seja, até março de 2024, podendo ser prorrogada, uma única vez, por igual período.
O que faz um policial militar?
Cada uma das instituições de segurança pública possuem diferentes objetivos e áreas de atuação. Assim, a polícia militar é responsável pela prevenção e preservação da ordem pública com atendimento emergencial.
Ou seja, é a corporação que atua nas ruas para a repressão imediata às infrações penais e age em defesa da vida, da integridade física e da dignidade humana.
Além do patrulhamento ostensivo nas ruas, pode atuar em diferentes modalidades de policiamento, por exemplo: patrulha escolar, policiamento ambiental, policiamento de trânsito, operações especiais, etc.
Cargos
O salário de um policial militar apresenta valores iniciais entre R$ 3 mil e 5 mil, mas esses valores podem variar de acordo com o estado e município de atuação, bem como com o cargo exercido, a patente e o tempo de serviço.
Basicamente, os cargos da Polícia Militar incluem as patentes de:
- Soldado
- Cabo
- Aspirante
- Sargento
- Subtenente
- Tenente
- Capitão
- Major
- Coronel (comandante-geral)
Veja abaixo a confirmação do Governo do Estado:
Relacionado
Link para compartilhar: