A inteligência artificial (IA) está emergindo como uma solução poderosa para aumentar a capacidade da economia global de produzir bens e serviços, resultando em uma potencial diminuição dos preços e um aumento dos salários.
Especialistas destacam que a tecnologia da IA pode ajudar a enfrentar a desaceleração prolongada do crescimento da produtividade em muitas economias ocidentais. Esse declínio tem mantido os custos das empresas mais elevados do que seriam de outra forma e dificultado o controle da inflação.
“Nos próximos anos, o impacto principal da IA no trabalho será ajudar as pessoas a realizar suas funções com maior eficiência, independentemente de estarem trabalhando em uma fábrica ou em um escritório”, escreveu Bill Gates, fundador da Microsoft, em um post de blog na terça-feira (11).
Além disso, um estudo realizado por dois estudantes de economia do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) – Shakked Noy e Whitney Zhango – revelou que o uso da IA, especialmente o ChatGPT, lançado em novembro do ano passado, pode melhorar em 18% a qualidade dos textos produzidos com a tecnologia.
A pesquisa, publicada na revista “Science”, envolveu 453 profissionais de marketing e analistas de dados com formação superior completa. Metade deles utilizou o ChatGPT para concluir uma das tarefas profissionais propostas.
Os trabalhos foram avaliados por um grupo de profissionais qualificados e receberam notas de 1 a 7, sendo 7 a pontuação máxima. Os resultados mostraram que aqueles que escolheram utilizar o ChatGPT tiveram um desempenho significativamente melhor, levando 40% menos tempo para concluir as tarefas e alcançando uma qualidade superior em 18% em comparação aos que não utilizaram a tecnologia.
“O ChatGPT é uma ferramenta muito útil para produzir conteúdo escrito, então utilizá-lo para automatizar partes do processo de escrita economiza muito tempo”, afirmou um dos autores da pesquisa.
No entanto, com o surgimento da IA, as plataformas sociais podem enfrentar um desafio crescente de desinformação em 2024. Com o avanço de ferramentas de IA capazes de gerar textos atraentes e imagens realistas, incluindo vídeo e áudio, especialistas e executivos no campo da IA alertam para o risco de disseminação de informações falsas para enganar os eleitores, especialmente antes das eleições de 2024 nos EUA.
“A medida que as campanhas se intensificam e as eleições se aproximam rapidamente, a tecnologia continua avançando rapidamente”, disse Jevin West, professor da Universidade de Washington e cofundador do Center for an Informed Public. “Já vimos evidências do impacto que a IA pode ter.”
Os especialistas enfatizam que as empresas de mídia social têm uma responsabilidade significativa em lidar com esses riscos, pois são as plataformas onde bilhões de pessoas buscam informações e onde os malfeitores frequentemente recorrem para espalhar alegações falsas. No entanto, elas enfrentam uma combinação de fatores que torna mais desafiador do que nunca combater a próxima onda de desinformação eleitoral.
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