Começa a valer nesta terça-feira, 30, a instalação de infraestrutura para o 5G em 14 municípios Tocantinenses. Além do estado do Tocantins, a autorização também contempla seis municípios do estado do Pará, dois do Amapá e um de Roraima.
A autorização para a instalação nesta terça, ocorreu durante a reunião do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi), na última quarta-feira (24). O grupo foi criado pelo Edital do 5G e conta com a participação do Ministério das Comunicações (MCom).
"Estamos acompanhando esse processo de liberação da faixa para o 5G e a implementação da tecnologia em todo o país. Existe um cronograma do leilão a ser cumprido, mas vamos tentar construir um caminho junto com as operadoras para antecipar essas entregas. Assim, esse serviço de qualidade chegará mais cedo a toda a sociedade brasileira”, destacou o ministro das Comunicações, Juscelino Filho
No total, 1.423 municípios já efetuaram a limpeza da Faixa de 3,5 GHz e estão aptas a implementar o serviço. A estimativa é de que ao final deste semestre, cerca de 1,6 mil cidades já tenham sido liberadas para receber a infraestrutura da rede 5G.
Implantação
A liberação da faixa não implica na instalação imediata das redes do 5G nas localidades, pois, de acordo com o edital, os compromissos estão programados para vencer a partir de 2025. A instalação antecipada de estações do 5G nessas cidades depende do planejamento e interesse de cada prestadora.
Confira as cidades do Tocantins contempladas:
-
Axixá do Tocantins
-
Buriti do Tocantins
-
Carrasco Bonito
-
Esperantina
-
Fortaleza do Tabocão
-
Lagoa do Tocantins
-
Pedro Afonso
-
Praia Norte
-
Rio dos Bois
-
Sampaio
-
Santa Rosa do Tocantins
-
São Sebastião do Tocantins
-
Sítio Novo do Tocantins
-
Nova Rosalândia
Relacionado
Link para compartilhar: