Em entrevista ao Diário Tocantinense a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, afirmou que o Governo Federal tem buscado mecanismos para melhorar a vida empresarial durante o período da pandemia. Segundo ela, os estados devem avaliar os valores dos seus ICMS.
“Nós do Ministério da Agricultura estamos trabalhando para suprir apenas a necessidade de abastecimento da nossa gente. Por exemplo, os frigoríficos que vendem para o exterior. Estamos tentando ajuda-los e, com isso, alguns empresários tocantinenses têm nos procurado”, afirmou.
De acordo com ela, a fiscalização dos valores da arroba do boi está sendo feita “para que os valores não estejam muito acima das condições do que o povo pode pagar”. “Quem determina as regras de mercado é o próprio mercado. Nós apenas fiscalizamos os valores para que não estejam muito acima das condições que o povo pode pagar. No Tocantins não poderia ser diferente. Enviamos para cada frigorifico tocantinense auditores para fiscalizar a venda da carne que é grande no Estado”, ressaltou.
Para os pequenos produtores de leite, a sugestão do Ministério da Agricultura foi liberar o SIF para que os grandes laticínios possam comprar dos pequenos produtores de leite. “Nós liberamos o SIF para que os grandes laticínios possam comprar dos pequenos produtores de leite. Com isso, o mercado pode reagir melhor”, finalizou.
Relacionado
Link para compartilhar: