Morre Isabel Salgado, ícone do vôlei brasileiro, aos 62 anos

Uma das maiores referências do vôlei brasileiro, Maria Isabel Barroso Salgado, a Isabel, morreu nesta quarta-feira, 16, no hospital Sírio-Libanês em São Paulo. Ela foi internada após ser acometida por uma síndrome aguda respiratória do adulto (SARA), condição clínica rara.

A morte foi confirmada pela produtora de cinema Paula Barreto, em mensagem no grupo Esporte Pela Democracia. "Fiz um call com ela na segunda-feira. Ela estava super gripada. Falei para ela ir a um hospital, ela me disse que já tinha ido e testado negativo para Covid. Na segunda a noite foi dormir mal. Deixou para ir para o hospital Sírio na terça de manhã. Quando acordou”.

Na última segunda-feira, 14, Isabel tinha sido indicada para fazer parte da equipe do esporte na transição do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (Lula). Ela chegou a participar de uma reunião on-line, mas foi internada no mesmo dia na capital paulista, depois de passar mal. 

Trajetória 

Maria Isabel Barroso Salgado era natural do Rio de Janeiro. A ex-atleta foi revelada pelo Flamengo. Ela estreou no clube em 1973, quando tinha apenas 13 anos de idade. Em 1978 e 1980, foi campeã brasileira pela equipe carioca. Em 1976, também foi convocada para a Seleção Brasileira juvenil.

Salgado chegou a disputar duas Olimpíadas (Moscou 1980 e Los Angeles 1984) no vôlei de quadra e depois, no início dos anos 1990, migrou para o vôlei de praia, em que foi uma das pioneiras mundiais da modalidade. 

Foi medalhista de bronze nos Jogos Pan-Americanos de 1979, em San Juan, Porto Rico. Foi, também, a primeira jogadora brasileira de vôlei a atuar numa liga estrangeira, na Itália, em 1980, no Modena, quando viajou para a Europa com sua filha Pilar, recém-nascida.

Deixa cinco filhos e cinco netos.

Pesar

O presidente eleito Lula publicou mensagem no Twitter afirmando que Isabel foi uma referência tanto na quadra quanto na praia. “Isabel Salgado não foi apenas um símbolo para o esporte, mas também de luta na defesa de seus ideais. Seu pioneirismo no esporte abriu as portas para muitas brasileiras. Suas conquistas levaram o Brasil a outro patamar na história do vôlei feminino”, disse Lula.

O perfil oficial do Time Brasil (Comitê Olímpico do Brasil) lamentou a morte: "Isabel Salgado: um dos maiores nomes do esporte do Brasil nos deixou esta manhã, aos 62 anos. Craque dentro e fora das quadras! Vai fazer muita falta".

 

Compartilhe nas redes:

Rua José Pereira De Lima, 1975
Setor Campinas – Colinas do Tocantins
CEP: 77760-000

Contato: (63) 9 8148 7369
administrativo@diariotocantinense.com.br

© 2003-2024 - Diário Tocantinense. Todos os direitos reservados.