Neste domingo, 02, mais de 1 milhão de eleitores tocantinenses devem ir às urnas em todo o estado. São 853 locais de votação, com 3.957 seções eleitorais em funcionamento das 08h às 17h. Este ano a eleição é para os cargos de deputado federal, deputado estadual, senador, governador e presidente; no Tocantins 480 candidatos concorrem às vagas.
Local de votação
O local de votação pode ser consultado através do site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ao entrar no site, basta preencher os campos com número do CPF ou título de eleitor, data de nascimento e nome da mãe. Depois é só clicar em "consultar".
A pesquisa também pode ser feita através do WhatsApp do TRE-TO, informando apenas o título de eleitor ou o CPF.
Horário de votação
Nestas eleições todas as seções eleitorais do país estarão funcionando das 8h às 17h.
O que levar?
Para votar, o eleitor deve apresentar um documento oficial com foto, como o e-Título (com foto), ou RG, carteira de motorista (CNH), passaporte, certificado de reservista, carteira de trabalho, e até a identidade funcional emitida por órgão de classe.
O eleitor que não tiver nenhum documento à disposição ainda pode votar apresentando o aplicativo e-Título. Quem não tiver a biometria cadastrada precisa do documento oficial em mãos.
Como baixar o aplicativo e-Título
A versão virtual do título de eleitor pode ser consultada no aplicativo e-Título, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Aplicativo disponível aqui.
Para usar o app é preciso que o eleitor já tenha um registro na Justiça Eleitoral para liberar o título online, que pode ser acessado a qualquer momento. Na loja de aplicativos, a pessoa deve baixar a versão do e-Título para celulares (Android ou iOS), informar alguns dados e validar o acesso.
O procedimento deve ser feito até hoje, 01, pois a partir da meia noite, o sistema estará indisponível para novos acessos.
São muitos números, como faço?
Nestas eleições está proibido a utilização de telefone celular, tablets, rádio comunicadores, câmeras e quaisquer outros aparelhos eletrônicos dentro da cabine de votação.
Mas para lembrar dos números, o eleitor poderá levar uma cola de papel para a cabine de votação com os dados dos candidatos escolhidos.
O eleitor irá escolher cinco nomes, na seguinte ordem:
-
Deputado federal – quatro dígitos;
-
Deputado estadual – cinco dígitos;
-
Senador – três dígitos;
-
Governador – dois dígitos;
-
Presidente – também dois dígitos.
Veja quem está na disputa:
Em todos os casos é fundamental que o eleitor espere aparecer na tela a foto e as informações do candidato. Depois disso, basta apertar a tecla verde com a palavra "Confirma".
Vale lembrar que, na escolha de deputados federal e estadual, é possível votar na legenda – nesse caso, o voto é distribuído para o partido, não para o candidato específico. Para fazer isso, o eleitor precisa digitar o número do partido (com dois dígitos), aguardar a informação e o nome do partido aparecer na tela e, por fim, confirmar.
Manifestação política é permitido?
A manifestação política, por parte do eleitor, é permitida, mas deve ser de forma silenciosa, ou seja, é permitido o uso de bandeiras, broches, dísticos, adesivos e camisetas.
Porém, o TSE alerta que é proibido promover aglomerações com pessoas uniformizadas ou portando quaisquer insígnias que identifiquem candidata ou candidato, partido, coligação ou federação são proibidas.
Precisa usar máscara ou levar comprovante de vacinação?
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nº 23.669/2021, até o momento não fez nenhuma menção sobre a obrigatoriedade do uso de máscara ou o comprovante de vacina.
Logo, não é obrigatório ou requisito para ter acesso ao local de votação.
Transporte gratuito
Segundo o ato publicado no Diário Oficial do Município de Palmas, nesta sexta-feira, 30, transporte coletivo de Palmas terá tarifa zero entre às 7h e 19h para os eleitores.
Para que o cidadão possa usar o transporte de forma gratuita, deverá apresentar título eleitoral ou documento com foto que comprove que está se deslocando para a votação.
O Diário Tocantinense, com cinco anos de atividades, levando informações à população, por meio de suas 16 editorias, representadas por vários segmentos da sociedade, estará ampliando a cobertura.
Estaremos com repórteres em Brasília, e em Palmas, capital do Tocantins, acompanhando passo a passo a abertura das urnas, com flashs diretos no portal e nas redes sociais.
Além disso, por meio do sistema que baseia-se nas informações oficiais divulgadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o DT divulgará em tempo real as apurações. O Portal mostrará a contagem de votos e o percentual obtido por cada político de todos os cargos que concorrem no pleito deste domingo.
Link para compartilhar: