Notebook ou Computador: como esses aparelhos eletrônicos têm uma diferença, a vida nômade também. Isso porque um notebook pode ser transportado com maior facilidade, e em virtude disso, pode desempenhar seu papel em qualquer lugar, já o Computador possui uma função mais fixa e precisa de um espaço para que funcione melhor. Essa comparação nos leva a vida nômade, algo que pode ser encarado como a flexibilização de um determinado trabalho/serviço.
Sobre essa recém atividade, a especialista em intercâmbio, e nômade digital Jáque Abreu, afirma que é um trabalho prazeroso, mas que possui seu ônus. Segundo ela, a possibilidade de trabalhar pela internet, somada à possibilidade de viajar pelo mundo algo que é mais fácil hoje em dia do que nunca ?, transformou os objetivos e sonhos de muitas pessoas.
“Para você que trabalha em home office e precisa de um computador, celular e Internet, você pode ter essa vida de nômade. Como exemplo, normalmente passo seis meses no Brasil e seis meses no exterior e quando estou fora, termino meu trabalho e posso conhecer outros lugares, culturas, e é muito bom”, conta Jáque.
Jáque também afirma que o ônus da vida nômade está relacionada a pessoas que não sabem lidar com uma vida sem rotinas. Além disso, a nômade destaca que os imprevistos e a saúde também pesam na escolha.
“Também existem as desvantagens. No meu caso, como preciso de Internet, já aconteceu de eu ir para um local onde a Internet não era boa, com isso precisei encontrar outro local para trabalhar. Além disso, outro ponto é a parte da saúde. Com essa vida de nômade você acaba viajando sozinho – uma situação bem delicada. E por último, se você é uma pessoa que precisa de rotina, para você se adaptar pode demorar um pouco”, conta Jáque.
Vantagens
- Liberdade geográfica, poder viajar para qualquer lugar do mundo;
- Criar sua própria rotina: flexibilidade ao estar em um nova cidade ou país, podendo administrar. Por exemplo: ir à praia de manhã e, logo depois, trabalhar;
- Conhecer novos lugares nas horas vagas, nos dias de folga conhecer cidades vizinhas de onde está alojado e, na semana após o trabalho, explorar a cidade que esta alojado;
- Novas experiências: ao sair da zona de conforto, ficamos mais observadores, abertos a conhecer outras pessoas e ter novas experiências.
Desvantagens
- Para quem não sabe lidar com uma vida sem rotina, pode ser um pouco duro, pois cada hora está em um local diferente. Para misturar trabalho com férias é necessário organização;
- Acesso à internet: nem sempre o local onde se hospeda tem acesso suficiente e, com isso, pode prejudicar o trabalho;
- Vida social afetada: por estar sempre viajando, faz novas amizades, mas não são sólidas;
- Imprevistos, como ser roubado, problemas de saúde e não se adaptar ao local escolhido para permanecer por um tempo.
Link para compartilhar: