No Dia Estadual de Luta Contra a Hanseníase, Saúde reforça a importância do diagnóstico precoce

A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) promove anualmente a Campanha do Dia Estadual de Luta Contra a Hanseníase, celebrado sempre na última sexta-feira do mês de outubro. Este ano lembrada no dia 27, com intuito de alertar a sociedade sobre os sinais e sintomas da doença que tem cura e tratamento totalmente gratuito no Sistema Único de Saúde (SUS), disponível em todas as unidades básicas de saúde do Tocantins.

Em 2023, a Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS/SES-TO) traz como tema central da campanha, Hanseníase: quanto mais cedo diagnosticar e se tratar, maior a chance de se curar, para ressaltar que o diagnóstico tardio pode provocar incapacidades físicas e deformidades irreversíveis.

“O Tocantins é considerado um Estado hiperendêmico, conforme os parâmetros do Ministério da Saúde, ocupando o 2º lugar no ranking nacional referente à taxa de detecção da doença. Diante disso, a SES-TO e o Ministério da Saúde reforçam a importância do diagnóstico na fase inicial da doença, do tratamento oportuno e cura, visando eliminar fontes de infecção, reduzir e/ou minimizar os sofrimentos causados pelas incapacidades físicas resultantes do diagnóstico tardio da doença”, destacou a coordenadora da área técnica da Hanseníase da SES-TO, Marcia Faria e Silva.

Dados

O Tocantins registrou em 2022, 757 novos casos da doença. Este ano este número já foi superado com 759 casos novos até agora.

Link para compartilhar:

Compartilhe nas redes:

Rua José Pereira De Lima, 1975
Setor Campinas – Colinas do Tocantins
CEP: 77760-000

Contato:  63-99201-1452
redacao@diariotocantinense.com.br

© 2003-2024 - Diário Tocantinense. Todos os direitos reservados.