O Portal Diário Tocantinense vem a público se solidarizar e lamentar os incidentes ocorridos, na noite desta última terça-feira (30), no Palácio do Itamaraty, em Brasília, durante a realização da Cúpula de Presidentes Sul-Americanos, convocada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Na saída do evento, alguns dos presidentes (Nicolás Maduro) da Venezuela pararam para falar com a imprensa brasileira e estrangeira que trabalhava no local.
Segundo a imprensa que estava no local não havia estrutura adequada para o trabalho dos profissionais na área do saguão, como a disponibilização de um púlpito e uma prévia organização das posições. Com isso, houve tumulto, que se agravou durante a passagem do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, que foi cercado por jornalistas e cinegrafistas quando parou para conceder uma entrevista. Na confusão, jornalistas foram agredidos por integrantes das equipes de segurança, que agiram com truculência, dentre elas jornalista Délis Ortiz da Rede Globo de Televisão.
O Jornal Diário Tocantinense pede que o Ministério das Relações Exteriores (MRE) e a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) apurem eventuais abusos cometidos contra os profissionais da imprensa que foram desrespeitados durante o evento em pleno gozo do seu direito de ir e vir e também de liberdade e expressão, garantidos por lei brasileira, fazendo assim um grande ato de arbitrariedade e desrespeito ao profissional de imprensa. É fundamental que a organização preveja um planejamento mais compatível e adequado em eventos dessa natureza. O Portal também se solidariza com os profissionais agredidos e se coloca à disposição para dar o suporte que venha a ser necessário.
Portal Diário Tocantinense
Relacionado
Link para compartilhar: