Sua notícia diária em primeia mão!
domingo 22, junho, 2025
Sua notícia diária em Primeira mão!
domingo 22, junho, 2025
Desde Março de 2018

-

spot_img

Novo normal! Com retomada gradual, após 1 ano e 6 meses, Turismo de Negócio volta e busca superar a crise econômica no Estado do Tocantins

Um ano e 6 meses, esse foi o tempo em que o Brasil e outros países se encontram na beira de colapso sanitário por conta da Covid-19 e suas variantes. Apesar de ainda não ter cessado, a doença está sendo encarada como uma crise humanitária que necessita de todos os olhares possíveis para contê-la. Mas, como encarar essa crise onde diversas áreas foram prejudicadas, ocasionando assim uma também, crise econômica?

Quando diz respeito ao Brasil, observamos números caindo e um tempo perdido. A crise não chegou só para a área da saúde, ela também entrou em conflito com a educação, relações exteriores, turismo e consequentemente com economia.

O turismo que movimenta cerca de 8,1% do PIB, em específico o turismo de negócios no Tocantins, ganha um espaço e uma permissão para, gradativamente, voltar às atividades.

Por ainda enfrentarmos a pandemia, a volta do turismo de negócio, após um longo tempo, segundo a Dr ª em Turismo Janaína Aires, precisa ganhar um empurrão do poder público para uma retomada que supere a crise e impulsione o destaque do Tocantins no plano nacional.

“O poder público deveria começar a pensar em políticas públicas para incentivar a retomada do turismo de negócio, por projetos que vendem o município de Palmas”, afirma Aires.

Ainda de acordo com Janaína, projetos que envolvam o ‘marketing’ são fundamentais na divulgação e no incentivo da área. “Precisamos vender a cidade para outros destinos do Brasil, fazendo com que movimente o turismo de negócios e eventos do município”, afirma.

Conhecido por ter um enorme potencial turístico, o estado tocantinense oferta uma maior de hotelaria, restaurantes e grandes centros de convenções, além de ter uma localização privilegiada, bem no centro do Brasil. O que facilita e instiga grande parte dos eventos de negócios, tal como, missões empresariais, visitas técnicas, viagens corporativas, feiras, convenções, congressos, fóruns, seminários, palestras e workshops.

Por possuir muitas características que favorecem o turismo, o Estado tem como capital Palmas, uma das dez capitais escolhidas pelo Ministério do Turismo para integrar o projeto-piloto, Destino Turísticos Inteligente (DTI), uma iniciativa que busca promover melhorias de gerenciamento e elevar os níveis de competitividade turística de acordo com cada capital.

A turismóloga, Ana Carolina Zifirino, explica que o turismo teve um impacto negativo e que apesar de gradualmente o setor de serviço, no qual se enquadra, ter voltado de forma remota e híbrida, não deixou de prejudicar a movimentação da economia.

“O setor deixou de ganhar, trazendo um impacto muito negativo, visto que o Turismo de negócio movimenta cerca de 50 setores da economia que foram atingidos diretamente”, afirma Zifirino.

Segundo boletim dos Entes Subnacionais, expedido este ano, 2021, pela Secretaria Especial do Tesouro Nacional, Palmas obteve o segundo menor índice da Dívida Consolidada entre as capitais brasileiras, alcançando 16,9% no quesito, só ficando atrás apenas de Boa Vista, capital de Roraima, cujo índice é de 13,7%.

A dívida pública consolidada ou fundada é instituída como um montante total, apurado sem duplicidade, das obrigações financeiras do ente da Federação, assumidas por leis, contratos, convênios ou tratados, ou seja, a capital ainda precisa se reerguer e fazer acontecer a movimentação econômica.

Link para compartilhar:

Últimas noticias

EXCLUSIVO | EUA bombardeiam instalações nucleares do Irã em ataque cirúrgico: Trump comemora vitória e Netanyahu agradece apoio decisivo

📍Por Ricardo Fernandes | Diário Tocantinense | Exclusivo- Os Estados Unidos lançaram uma ofensiva de alta precisão contra as...

 Trump entra na guerra e ataca instalações nucleares do Irã; EUA surpreendem ao agir sem aval do Congresso

Em um movimento inesperado, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, confirmou a entrada dos EUA na guerra no...

Fim de semana movimenta agenda cultural no Tocantins e em Goiânia com shows, cinema e estreias no streaming

De festas juninas a lançamentos do cinema e séries inéditas nas plataformas, programação inclui eventos em Palmas, Araguaína, Gurupi...

Ranking musical de junho 2025 revela tendências no pop global, sertanejo universitário, gospel e ritmos regionais

De uma ponta à outra do mapa sonoro, o mês de junho de 2025 confirmou o que a indústria...
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_img

PNL NovAção chega a Palmas com curso intensivo para transformar comunicação, liderança e influência profissional

Profissionais de diversas áreas interessados em aprimorar sua comunicação, ampliar sua capacidade de influência e desenvolver habilidades de liderança...

Conrado Lima: uma análise da economia em maio

Empresário é sócio-fundador e CEO da Care Multi-Family Office, em São Paulo      No cenário global, a economia em maio foi...
spot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img