O submersível Titan desceu ao fundo do mar às 8h do dia 18, no horário local. Mas foi apenas na última quinta-feira, 22, que a Guarda Costeira dos Estados Unidos anunciou ter encontrado seus detritos no fundo do oceano. As autoridades disseram, então, que as cinco pessoas a bordo morreram após uma implosão.
A bordo estavam, Shahzada Dawood, empresário paquistanês; Suleman Dawood, filho do empresário paquistanês; Hamish Harding, um bilionário empresário e explorador britânico; Paul-Henry Nargeolet, e Stockton Rush, diretor-executivo da OceanGate.
Histórico do submersível
O Titan já tinha feito outras expedições para explorar os restos icónicos do Titanic, antes da de domingo, 18, e, em todas, havia tido sucesso, apesar de em algumas ter sido relatado a perda de conexão com o barco, o mesmo que aconteceu desta vez. Em razão da quantidade de vezes que o submersível tinha operado, há a possibilidade de que ele estivesse fadigado, o que pode ter causado algum dano ao seu casco. Desta forma, ao ser submetido mais uma vez a uma intensa pressão, a estrutura não resistiu e implodiu.
Tecnologia Submersível
A embarcação tem características bastante peculiares, seja pela tecnologia que ela emprega ou pelo design. Ele é controlado por uma espécie de joystick generico com padrão do Xbox. O modelo usado pelo submersível foi lançado em 2011 pela Logitech.
Como funciona
O site da empresa OceanGate anuncia expedições de sete dias para visitar os destroços do Titanic, com um preço fixado em cerca de 250.000 dólares. Estas viagens duram cerca de oito horas, divididas em duas horas e meia para a descida, três horas de exploração no fundo do mar e duas horas e meia para a subida de volta à superfície.
Como acontece a implosão?
O que aconteceu com o submersível foi uma implosão, o oposto de uma explosão, ou seja, a estrutura do submersível foi colapsada em direção ao seu centro. Ainda não se sabe o motivo que levou à implosão e o momento em que tudo aconteceu, porém, é sabido que trata-se de um evento bem rápido.
Segundo a Jovem Pan, os especialistas concordam que a implosão do Titan deve ter ocorrido na mesma hora em que perderam contato com a superfície, ou seja, um pouco antes de chegar ao fundo, o que explicaria os três pedaços do caso espalhados no fundo do mar.
O que acontece com o corpo em uma implosão?
De acordo com o entrevistado pela Exame 55, o ex-diretor de medicina submarina e saúde de radiação da Marinha dos Estados Unidos, Dale Molé, as mortes provavelmente foram instantâneas e indolores após a estrutura do submarino não ter conseguido suportar a pressão externa, que é extremamente alta na profundidade em que ele estava, cerca de 400 vezes superior à do nível do mar.
Clique aqui e veja o interior do submersível
Link para compartilhar: