Sua notícia diária em primeia mão!
segunda-feira 19, maio, 2025
Sua notícia diária em Primeira mão!
segunda-feira 19, maio, 2025
Desde Março de 2018

-

spot_img

PF encontra garimpo ilegal em sítio arqueológico de patrimônio cultural de Arraias

Nesta quara-feira, 29, a Polícia Federal encontrou um garimpo ilegal dentro de um sítio arqueológico considerado patrimônio cultural de Arraias, na região sudeste do Tocantins. O local é conhecido como Ruínas da Chapada dos Negros, um antigo arraial de mineração de ouro fundado em 1730.

O garimpo foi encontrado durante a operação Ruínas, realizada pela Polícia Federal em conjunto com o Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). A extração ilegal ocorria ao lado do monumento chamado de Buraco do Testa.

Segundo a investigação, foi constatado a deterioração no sítio arqueológico causado pelo por maquinários de grande porte que faziam o trabalho de escavação no local. A investigação segue para apurar quem estaria envolvido no crime.  

“Ruínas da Chapada dos Negros”

O sítio arqueológico ocupa uma área de aproximadamente 150 hectares. No local estão monumentos como as ruínas da Igreja do Rosário, de uma senzala, da casa do ouro e um cemitério de escravos. O patrimônio arqueológico nacional é protegido pela Lei 3.924/61 e considerado pela Constituição Federal como bens da união.

Durante a operação foi cumprida uma medida cautelar de entrada em imóvel rural expedida pela Justiça Federal de Gurupi, no sul do estado. Também foram feitas incursões para identificar os danos provocados ao sítio arqueológico pelo garimpo ilegal.

Segundo o apurado, serão feitas novas perícias para mensurar tanto o dano ambiental como o dano ao patrimônio histórico do sítio arqueológico. Quando forem identificados os responsáveis vão responder por crimes contra o patrimônio cultural previstos nos art. 62, 63 e 64, da Lei 9605/98.

Link para compartilhar:

Últimas noticias

Deputado Olyntho recebe a mais alta honraria concedida pelo Legislativo de Goiás

Membro da Diretoria Executiva da União de Legisladores e Legislativos Estaduais, o deputado estadual tocantinense Olyntho Neto (Republicanos) foi...

Opinião | Maria de Fátima: de vilã absoluta a espelho da mulher brasileira

Por Fernanda Cappellesso* Se em 1988 Maria de Fátima simbolizava o egoísmo como desvio, em 2025 ela retorna como o...

Semana será de calor e tempo firme no Tocantins, mas com previsão de chuvas isoladas no norte do estado

Palmas — A semana no Tocantins será marcada pela predominância de estabilidade atmosférica, com temperaturas elevadas em todas as...

Gasto ou investimento? A guerra da narrativa começou

 O MPE mira os gastos, mas a régua parece desigual Investigação do MPE: O Ministério Público do Estado (MPE)...
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_img

A febre dos bebês reborn: entre o conforto emocional e o alerta da psiquiatria

No Brasil, bonecas hiper-realistas conquistam espaço entre adultos que as tratam como filhos — fenômeno levanta questionamentos sobre saúde...

Trump telefona para Putin e Zelensky para parar ‘banho de sangue’

Conversas ocorrem após presidente russo recusar participação em negociações de paz com o líder ucraniano na Turquia; especialistas apontam...
spot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img