Sua notícia diária em primeia mão!
terça-feira 20, maio, 2025
Sua notícia diária em Primeira mão!
terça-feira 20, maio, 2025
Desde Março de 2018

-

spot_img

Promotoria de Justiça informa à Justiça de descumprimento por parte do Secretário de Saúde

O promotor de Justiça, Thiago Ribeiro, titular da 19.ª Promotoria de Justiça da Capital peticionou em processo judicial, nesta terça-feira, 10, informando à Justiça sobre o descumprimento de decisão liminar que obrigou o Estado a promover melhorias na ala psiquiátrica do Hospital Geral de Palmas (HGP) e requerendo que o secretário estadual da Saúde seja intimado para cumprir a decisão.

De acordo com o Ministério Público caso persista o descumprimento da decisão, a Promotoria de Justiça pede que o secretário seja afastado do cargo. 

A liminar que obrigou o Estado a reformar as dependências físicas, estruturar a equipe e dotar a ala psiquiátrica de serviço de segurança foi proferida em 10 de novembro de 2020 e fixou prazo de 30 dias para a adoção das providências. Em vistoria realizada no local em 3 de agosto deste ano, o promotor de Justiça Thiago Ribeiro Franco Vilela constatou que nenhuma das melhorias foi efetivada.

“É necessário realizar uma reforma urgente na unidade, haja vista que o setor se encontra em péssimas condições de uso, havendo inclusive risco aos pacientes e servidores da unidade, pois as grades das janelas costumam ser retiradas pelos pacientes e utilizadas como armas no hospital”, sustenta o promotor de Justiça.

Thiago Ribeiro também enfatiza a necessidade de ampliação dos leitos, em consideração ao fato de que o número atual não atende às necessidades da ala psiquiátrica, o que prejudica o atendimento e também ocasiona risco a pacientes de outras especialidades. Em vistorias realizadas na unidade, foi constatado que pacientes da psiquiatria encontravam-se internados em outros setores, em razão da falta de leitos.

Improbidade Administrativa

O promotor de Justiça da área da saúde acrescenta que o descumprimento da liminar pode ainda caracterizar ato de improbidade administrativa. Em razão disso, requereu que seja encaminhada cópia do processo à Promotoria de Justiça com atribuição na área de patrimônio público, para ser apurada a conduta do secretário estadual.

O DT abre espaço para que a pasta e o secretário possa comentar o assunto.

Link para compartilhar:

Últimas noticias

Deputado Olyntho recebe a mais alta honraria concedida pelo Legislativo de Goiás

Membro da Diretoria Executiva da União de Legisladores e Legislativos Estaduais, o deputado estadual tocantinense Olyntho Neto (Republicanos) foi...

Opinião | Maria de Fátima: de vilã absoluta a espelho da mulher brasileira

Por Fernanda Cappellesso* Se em 1988 Maria de Fátima simbolizava o egoísmo como desvio, em 2025 ela retorna como o...

Semana será de calor e tempo firme no Tocantins, mas com previsão de chuvas isoladas no norte do estado

Palmas — A semana no Tocantins será marcada pela predominância de estabilidade atmosférica, com temperaturas elevadas em todas as...

Gasto ou investimento? A guerra da narrativa começou

 O MPE mira os gastos, mas a régua parece desigual Investigação do MPE: O Ministério Público do Estado (MPE)...
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_img

A febre dos bebês reborn: entre o conforto emocional e o alerta da psiquiatria

No Brasil, bonecas hiper-realistas conquistam espaço entre adultos que as tratam como filhos — fenômeno levanta questionamentos sobre saúde...

Trump telefona para Putin e Zelensky para parar ‘banho de sangue’

Conversas ocorrem após presidente russo recusar participação em negociações de paz com o líder ucraniano na Turquia; especialistas apontam...
spot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img