Durante o mês de setembro é realizada a Campanha de Prevenção e Conscientização do Suicídio, a campanha tem como proposta associar a cor amarela ao Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio (10 de Setembro).
Tendo como foco principal a valorização da vida, a campanha existe desde o ano de 2014, quando a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM) oficializaram a iniciativa.
Objetivando dar maior visibilidade à causa, a Secretaria de Saúde do Estado do Tocantins (SES-TO) iniciou na quinta-feira, 1º, um conjunto de ações em todos os 21 Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) de todo o Estado.
No Tocantins os dados mostram que durante o período de 2017 a 2021 foram registrados 654 óbitos por suicídio, sendo destes 514 praticados por pessoas do sexo masculino.
“O momento é oportuno para quem esteja passando por alguma crise busque ajuda. Logicamente que o ideal é um acompanhamento psicológico, somado ao apoio familiar e social. Para isso, ampliar cada vez mais esses espaços para estes diálogos é de suma importância, uma vez que falar é o melhor caminho para a prevenção do adoecimento mental”, explica o gerente da Rede de Atenção Psicossocial da SES-TO, Matheus Eije Glória.
Mais informações sobre a programação e atividades realizadas podem ser obtidas pelos telefones 3218-3262 ou pelo email: saudemental.to@gmail.com.
Programação
- Paraíso do Tocantins – (01/09 – Apresentação e divulgação da cartilha de prevenção ao suicídio, Setembro Amarelo).
- Colinas – (04/09 – O CAPS II promoverá oficina/Arte terapia aos pacientes e familiares com o tema “Trabalhando as Emoções” (tristeza, medo, raiva, nojo e alegria).
- Porto Nacional – (05/09 – Apresentação musical testemunho de uma ex-usuários do CAPS e passeata com o apoio de toda a comunidade).
- Miracema do Tocantins – (06/09 – CAPS I realiza encontro com a comissão de Saúde Indígena do município de Tocantínia).
- Araguaína – (07/09 – Lançamento da Campanha Setembro Amarelo – RAPS irá desfilar no sete de Setembro).
- Formoso do Araguaia – (14/09 – CAPS I promoverá Oficinas (jogos, beleza da mulher, pintura de tela); Roda de conversa com jovens e homens adultos; Dinâmicas de grupo; Mesa redonda com lideranças).
- Augustinópolis – (15 e 22/09 – CAPS AD realizará momento de oração e reflexão sobre a importância da vida; Roda de conversa sobre o suicídio e palestras interativas com usuários, familiares e profissionais da unidade).
- Taguatinga – (27 e 30/09 – O CAPS I realizará café da manhã para usuários na unidade e palestra dentro da temática).
Relacionado
Link para compartilhar: