Sua notícia diária em primeia mão!
sexta-feira 3, janeiro, 2025
Sua notícia diária em primeia mão!
sexta-feira 3, janeiro, 2025
Desde Março de 2018

-

spot_img

Sintet reúne entidades educacionais e realiza etapa estadual da CONAPE no Tocantins

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado do Tocantins (Sintet) realiza nesta sexta-feira, 11 de maio, a etapa estadual da Conferência Nacional Popular de Educação (CONAPE). O encontro acontece no auditório Zumbi dos Palmares, no Sinet, em Palmas-TO.

A conferência reúne os mais diversos segmentos da educação, trabalhadores/as em educação, movimentos sociais e populares para discutir políticas para uma educação pública e de qualidade no país, a exemplo, a implementação dos planos nacional, estadual e municipais de educação.

A realização da CONAPE é uma convocação do Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE) à retomada da democracia no país e das vozes da sociedade civil organizada por meio dos movimentos sociais e das entidades educacionais; uma reafirmação do compromisso com uma educação verdadeiramente transformadora. (Da Assessoria)

Entenda a CONAPE

Após a publicação no Diário Oficial da União do Decreto Executivo de 26 de abril de 2017 e da Portaria No. 577 de 27 de abril de 2017, que, respectivamente, desconstrói o calendário da Conferência Nacional de Educação de 2018 (Conae-2018) e desfigura o Fórum Nacional de Educação (FNE), estabelecido pela Lei 13.005/2014 (Lei do Plano Nacional de Educação 2014-2024), entidades preocupadas com a defesa e promoção do direito à educação pública, gratuita, laica e de qualidade para todo cidadão e para toda cidadã decidiram se retirar coletivamente do FNE.

As entidades que se retiram do FNE, desmontado pelo governo Temer se reuniram e organizaram o FNPE, que convoca a CONAPE, como forma de pressionar o governo a manter o compromisso com a educação pública e de qualidade.

O Sintet, filiado à Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) defende a realização da CONAPE, como instrumento de luta contra os ataques do governo de Michel Temer à educação pública e ao Plano Nacional de Educação (PNE) construído democraticamente, antes do golpe de 2016.

A conferência nacional acontece de 24 a 26 de maio de 2018, em Belo Horizonte, Minas Gerais.

Programação da CONAPE Tocantins 2018

11 de maio de 2018

  8h00 – Credenciamento.

8h30 – Abertura: Formação da mesa e cerimônia de abertura.

José Roque Rodrigues Santiago – presidente do Sintet e da CUT/TO.

Carlos de Lima Furtado – Secretário Geral do Sintet.

Silvínia Pereira de Sousa Pires – Secretária de Políticas Educacionais do Sintet.

Rose Franca da Silva Oliveira – Secretária adjunta de Políticas Educacionais do Sintet.

09h00 – Conferência de Abertura:  Consolidação do SNE e o PNE: Monitoramento, avaliação e proposição de políticas para a garantia do Direito à educação de qualidade social, pública gratuita laica, com Heleno Araújo – presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores/as em Educação (CNTE) e Coordenador do Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE). 
 

09h40 – 2º Conferência: Planos Decenais, SNE e políticas intersetoriais de desenvolvimento e educação: cultura, ciência, trabalho, meio ambiente, saúde, tecnologia e inovação, com Prof º Dr. Paulo Fernando de M. Martins (UFT Núcleo Interdisciplinar de Direitos Humanos, Colegiado do Curso de Pedagogia).

10h20        –  Mesa de Regimento

11h00 – Almoço

13h00 – Plenária Eixos/simultâneas.

     Eixo I – Planos Decenais e SNE: instituição, democratização, cooperação Debatedor: Cleber Borges.

     Eixo II – Planos Decenais e SNE: qualidade, avaliação e regulação das políticas educacionais; Debatedor: Guilherme Barbosa.

     Eixo III – Planos Decenais, SNE e gestão democrática: participação popular e controle social; Debatedor: Iata Anderson Pio de Freitas Vilarinho.

     Eixo IV – Planos Decenais, SNE, democratização da Educação: acesso permanência e gestão. Debatedora: Iolanda Bastos

     Eixo V – Planos Decenais, SNE, Educação e Diversidade: democratização, direitos humanos, justiça social e inclusão. Debatedor: Silvânio Mota.

      Eixo VI – Planos Decenais, SNE e políticas intersetoriais de desenvolvimento e educação: cultura, ciência, trabalho, meio ambiente, saúde, tecnologia e inovação. Debatedor: Profº Dr Paulo Fernando Martins.

      Eixo VII – Planos Decenais, SNE e valorização dos profissionais da educação: formação, carreira, remuneração e condições de trabalho e saúde; Debatedor: Carlos Furtado.

      Eixo VII – Planos Decenais, SNE e financiamento da Educação. Gestão, transparência e controle social Debatedora: Rosy Franca.

16h00- Plenária Final

17h00 –Enceramento.

Link para compartilhar:

Ricardo Fernandes Almeida
Ricardo Fernandes Almeida
Jornalista, Escritor, Bacharel em direito e cursando teologia

Últimas noticias

Mercado do boi gordo começa 2025 com preços estáveis no Tocantins

O mercado do boi gordo iniciou o ano de 2025 com cotações estáveis no Tocantins, conforme análise apresentada por...

CFM cobra providências do Ministério da Saúde diante da falta de vacinas nos postos de saúde

O Conselho Federal de Medicina (CFM) manifesta sua preocupação em nota enviada ao Diário Tocantinense com a crescente falta...

F6: Amado Batista e Gustavo Lima celebram o amor; Marrone de visual novo e filme brasileiro se destaca na concorrência ao Oscar

O cenário dos famosos está sempre repleto de histórias que nos fazem suspirar e ficar atentos a cada detalhe....

De Olho na Politica: Eduardo Gomes se destaca nacionalmente; Eleição da ATM, Pollyana Siqueira em Palmas, PT no TO e Goiânia com imbróglio

A política do Tocantins segue em plena ebulição, com articulações intensas e disputas em diversos campos. O ano de...
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Eduardo Siqueira Campos reassume Palmas com tarifa zero, legado de grandes obras e compromisso de aproximar a gestão do povo

Com legado histórico e conexão popular, Eduardo Siqueira Campos inicia seu mandato trazendo simbolismo, proximidade com os palmenses e...

Governos estaduais iniciam 2025 com novas leis e programas de impacto social e econômico

Em janeiro de 2025, diversos estados brasileiros implementaram novas leis e medidas visando aprimorar a qualidade de vida de...
spot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_img