Sua notícia diária em primeia mão!
domingo 22, junho, 2025
Sua notícia diária em Primeira mão!
domingo 22, junho, 2025
Desde Março de 2018

-

spot_img

Sistema Estadual de Defesa do Consumidor cobra da Energisa melhorias na prestação de serviços

Problemas na comunicação, falta de informação, oscilação na rede de energia elétrica em municípios do interior do Tocantins e falta de investimentos, foram algumas das demandas abordadas na reunião do Sistema Estadual de Defesa do Consumidor (SEDC), na manhã desta sexta-feira, 25, com a participação da Energisa.

Na ocasião, os órgãos que integram o SEDC questionaram as dificuldades encontradas pelos consumidores no atendimento e solução dos problemas junto à concessionária de energia. Foram citados os municípios de Lavandeira e Cristalândia como exemplos, devido as diversas reclamações feitas pelos moradores.

O coordenador do SEDC e superintendente do Procon/TO, Walter Viana, destacou os números de atendimentos e reclamações registrados no órgão, contra a Energisa e pediu para que fosse desenvolvido um trabalho mais amplo de comunicação. O objetivo é levar mais informação e orientar melhor o consumidor sobre seus direitos, a realização de procedimentos para reparação, assim como, reduzir o número de transtornos e prejuízos causados aos usuários.

Problemas

Em dezembro de 2018, moradores de Lavandeira denunciaram diversas falhas no sistema de energia e o Procon Tocantins notificou a empresa, para que a mesma tomasse as providências devidas. Já em Cristalândia, 400 famílias moradoras de um assentamento estão sendo prejudicadas com a retirada das mesmas da tarifa rural.

No caso de Lavandeira, a Energisa justificou que após a notificação do Procon, a empresa esteve no local e foi efetuada a troca de dois transformadores, solucionando as falhas apresentadas. Já em Cristalândia, a demanda vai ser analisada pela concessionária e identificar o que ocorreu nos cadastrados.

“É um serviço essencial não tem como aceitar a má prestação dos serviços. Carência de informação no canal de atendimento, falta de orientação é algo que causa danos gravíssimos aos consumidores. Estamos falando de pacientes internados que não podem sofrer com falta de energia. Da mesma com idosos que não sabem ler e não vai adiantar divulgar materiais impressos informativos. É preciso pensar em plataformas de acordo com a necessidade de cada público”, afirmou Walter Viana.

A promotora do Ministério Público Estadual (MPE), Araína D'Alessandro, destacou a importância dos dados, assim como trabalhar com estratégias. “No Sistema Estadual todos os órgãos de defesa do consumidor levantam dados e estabelecem estratégia de atuação. O Procon trouxe dados relevantes e o sistema dará oportunidade para que empresa preste informações das providências adotadas”, ressaltou Araína.

 

Informações solicitadas

O Sistema Estadual solicitou a Energisa, que apresente no prazo de 10 dias informações sobre as estratégias de publicidade e educação pra consumo que estão sendo desenvolvidas em Cristalândia e Lavandeira. A adesão da empresa na plataforma “consumidor.gov” . Foi solicitado ainda que a mesma informe quando foi a ultima e a próxima  revisão e recadastramento de usuários, assim como a classificação residencial , rural e baixa renda.

Para o presidente da Agência Estadual de Meteorologia (AEM), Rérison  Antônio Castro Leite, é fundamental a atuação do Sistema junto aos fornecedores e prestadores de serviços. “É uma ação conjunta que com certeza vamos beneficiar o consumidor, evitando que ele seja lesado, e ao fornecedor que evite mais reclamações e melhore a prestação de serviços”, afirmou Rérison.

O responsável pelo jurídico da concessionária, Fabiano Santana, disse que a Energisa tem trabalhado para melhorar os serviços prestados. “Nos propomos aqui a resolver os problemas antes de qualquer judicialização”, garantiu Santana. (Com informações da Assessoria)

Link para compartilhar:

Últimas noticias

EXCLUSIVO | EUA bombardeiam instalações nucleares do Irã em ataque cirúrgico: Trump comemora vitória e Netanyahu agradece apoio decisivo

📍Por Ricardo Fernandes | Diário Tocantinense | Exclusivo- Os Estados Unidos lançaram uma ofensiva de alta precisão contra as...

 Trump entra na guerra e ataca instalações nucleares do Irã; EUA surpreendem ao agir sem aval do Congresso

Em um movimento inesperado, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, confirmou a entrada dos EUA na guerra no...

Fim de semana movimenta agenda cultural no Tocantins e em Goiânia com shows, cinema e estreias no streaming

De festas juninas a lançamentos do cinema e séries inéditas nas plataformas, programação inclui eventos em Palmas, Araguaína, Gurupi...

Ranking musical de junho 2025 revela tendências no pop global, sertanejo universitário, gospel e ritmos regionais

De uma ponta à outra do mapa sonoro, o mês de junho de 2025 confirmou o que a indústria...
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_img

PNL NovAção chega a Palmas com curso intensivo para transformar comunicação, liderança e influência profissional

Profissionais de diversas áreas interessados em aprimorar sua comunicação, ampliar sua capacidade de influência e desenvolver habilidades de liderança...

Conrado Lima: uma análise da economia em maio

Empresário é sócio-fundador e CEO da Care Multi-Family Office, em São Paulo      No cenário global, a economia em maio foi...
spot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img