O fim de semana está chegando e com ele dois dias para aproveitar e descansar. Por isso, nesta sexta-feira, 15, o DT preparou uma lista das principais regiões turísticas do estado. Abaixo confira cada uma delas.
SUDESTE
Serras Gerais – Situada na região sudeste do Estado, a 535 km de Palmas, Aurora do Tocantins é a única cidade tocantinense onde o sol nasce mais tarde, devido às elevações rochosas em volta do seu território, criando uma luminosidade especial, daí a origem do nome. Dentre seus muitos atrativos naturais, como serras e cavernas, destaca-se o Rio Azuis, o menor rio do mundo.
EXTREMO SUL
Praia do Dominguinhos – Fica no município de Paranã, extremo sul do estado.
SUL
Praia da Tartaruga – A praia da Tartaruga fica localizada em Peixe, na região sul do estado, e é uma das mais procuradas do rio Tocantins. As tartarugas costumam desovar na região em meados de setembro e daí teria vindo o nome da praia.
CENTRO OESTE
Praia da Gaivota – Araguacema fica na região centro-oeste do Tocantins, divisa com o Pará. Em frente à cidade, no meio do rio Araguaia, existe a ilha da Gaivota. Com a baixa do rio, uma enorme praia se forma e muitos turistas se mudam para a ilha no mês de julho.
NORTE
Praia de Lagoa da Confusão – Localizada na região da Ilha do Bananal, em Lagoa da Confusão, a praia é uma das poucas que não ficam nos rios Araguaia ou Tocantins. A praia fica em uma lagoa e seu nome teria vindo de uma ilusão de óptica. De acordo com os moradores locais, uma grande pedra que fica dentro da lagoa parece mudar de lugar. Acredita-se, que a pedra “caminha” em função de uma ilusão de óptica, mas existem outras versões que apostam no sobrenatural.
Praia Recanto da Ilha – Fica em Formoso do Araguaia, região da ilha do Bananal
Praia da Ilha Grande – As praias de Araguanã, região norte do Tocantins, ficam no rio Araguaia. A cidade fica no norte do estado e a praia da Ilha Grande é uma das preferidas do município por ter uma extensão de areia muito grande que permite a construção de grandes acampamentos.
Escapole – As festas são o grande chamativo da praia do Escapole, em Araguanã, na região norte do Tocantins. A praia, junto com Xambioá, ficou famosa na música Dança do Titanic, do DJ Osman. Ela é uma ilha formada pela baixa do rio Araguaia. A praia tem como característica a ilha de areia branca formada pela baixa do rio Araguaia.
Praia do Muriçi – “Não precisa procurar, pois é só aqui que existe, melhores dj”s, Xambioá, Titanic”. A praia do Muriçi, localizada no município de Xambioá, no norte do estado, já era conhecida no Tocantins, mas ganhou o Brasil quando foi parar na letra do funk Dança do Titanic. “Titanic” é o nome de um barco que fica ancorado na praia e vira danceteria. Segundo moradores locais, quando o barco enche, entra água e daí veio o nome Titanic.
Praia do Sono – A praia fica em Pedro Afonso, na região central do estado que é banhada pelo rio Tocantins.
Praia do Coco – Fica em Babaçulândia, a 446 quilômetros da capital.
Praia do Tio Claro – Está no município de Itaguatins e se mistura às matas da região. A praia fica no rio Tocantins.
Praia de Novo Acordo – A praia que fica na cidade que leva o mesmo nome, é protegida por uma enorme pedra que dá um charme único ao local.
Praia da Santa – Como sugere o nome, uma santa foi colocada em uma pedra no meio do rio. A praia da Santa fica em Tocantinópolis, no norte do estado.
Prainha do Pé da Ponte – A paisagem faz valer a visita. A praia fica um pouco abaixo da comporta de uma usina hidrelétrica. Ela fica perto da ponte que liga Aguiarnópolis (TO) a Estreito (MA).
EXTREMO NORTE – BICO DO PAPAGAIO
Em Araguatins as praias de água doce são banhadas pelo Rio Araguaia. O nome da cidade é a combinação dos dois grandes rios Tocantins e Araguaia, que se encontram na região do Bico do Papagaio. Além das praias de areias finíssimas e brancas, Araguatins possui ilhas temporárias permanentes e ainda cachoeiras.
Praia São Francisco – Localiza-se em Praia Norte, região do bico do papagaio.
Praia de Bacuri Grande – A praia fica em Esperantina, cidade mais ao norte do Tocantins. Um dos pontos interessantes de visitar na região é o encontro dos rios Araguaia e Tocantins.
Praia Natural – Localizada no município de Filadélfia, margeia o rio Tocantins.
Praia da Ponta – Dois braços de rio se encontram formando uma praia em forma de seta.
Praia do Tição – Está em Buriti do Tocantins, a 714 quilômetros de Palmas
OESTE TOCANTINS
Praia da Ilha – Fica em Caseara, no oeste do Tocantins. A praia fica na região do Cantão, o único ponto do Brasil onde o pantanal, a floresta amazônica e o cerrado se encontram.
Porto Franco do Araguaia
A temporada de Praia em Porto Franco do Araguaia, distrito turístico de Couto Magalhães tem atraído visitantes de várias regiões do Estado do Tocantins, bem como de outros estados como Pará, Goiás, Distrito Federal, entre outros.
REGIÃO CENTRAL
Começamos por Lajeado, o município é localizado a 54 km de Palmas e possui morros, serras, cachoeira, balneário e um traço marcante do artesanato do Tocantins. Os principais atrativos naturais de Lajeado são o Morro do Leão, o Morro do Segredo, o Mirante da Serra do Lajeado e o Balneário Ilha Verde.
Praia de Porto Real – Localizada em Porto Nacional, cidade histórica do Tocantins, a visita à praia também é uma visita ao passado. No ciclo do ouro do Brasil, era pelo porto real que a produção do Tocantins era escoada rio abaixo.
Praia do Girassol – Os praticantes de esportes náuticos gostam da praia que fica em Juarina por causa do grande volume de água na região.
Praia da Fofoca – Está em Pau D”Arco, a 424 quilômetros de Palmas
Praia do Canela – Fica em uma ilha na represa do rio Tocantins que margeia Palmas. O nome veio do povoado Canela, que ficou embaixo da água com a criação do lago.
Praia do Prata – É uma das 5 praias da capital, Palmas.
EXTREMO LESTE
Não poderia faltar o famoso Jalapão. A região contempla oito municípios tocantinenses, são eles: Lagoa do Tocantins, Lizarda, Novo Acordo, Ponte Alta do Tocantins, Rio Sono, Santa Tereza do Tocantins, São Félix do Tocantins e Mateiros. São dotados de diversidade geográfica e cultural, além de recursos naturais atrativos que possibilitam amplo desenvolvimento turístico, serras, cachoeiras, praias fluviais e lagoas, dentre outros, em ambiente representativo do cerrado, aliada a existência de comunidades tradicionais, favorecendo principalmente o turismo ecológico.
Os principais atrativos dos Polos do Cantão, Jalapão e Palmas abrangem apenas os Municípios de Mateiros, Novo Acordo, Ponte Alta do Tocantins e São Félix do Tocantins), são:
– Novo Acordo: O Morro do Homem e Serra do gorgulho, esta última, com grande potencial hídrico, que inclui as Cachoeiras Escondidas e a praia dos Borges; Cachoeiras da Prainha, da Felicíssima e do Antigo Aeroporto; Rampa (Rio Sono); Praia da Itelvina; encontro do Rio do Sono com o Rio Soninho (Matinha); e Águas Térmicas.
– Rio Sono: Aldeias Indígenas Lajeado e Novo Horizonte, os rios Lajeiro, Perdido e Extrema e a praia for do Paraíso;
– Santa Tereza do Tocantins: Praia do Aconchego e Festa de Santa Tereza D´ávila;
– Ponte Alta do Tocantins: Praia do Tamburi, a Pedra Furada, os Morros da Cuz e do Solo, Cachoeiras do Rio Soninho do Brejo da Cama, do Lajeado, da Fumaça, da Sussuapara e Cânion, do Pau D?arco, e da Talha do Brej dos Bois; lagoas dos Caldeirões, do Anzonlão e corredeiras do Rio Balsa. Como atrativos culturais há a festa do Divino Espírito Santo e o artesanato de Capim Dourado, algodão, barro, palha e madeira;
– Lagoa do Tocantins: Balneário Brejo Grande e produção artesanal de rapadura;
– São Félix do Tocantins: Fervedouros do Alecrim e Bela Vista, Cachoeiras do Prata, das Araras e do Jalapinha e as do Rio Sono; Morro Catedral, Rio Soninho, Encontro dos Rio Sono e Novo; Praia do Alecrim e do Arapoá. Possui como atrativos culturais manifestações religiosas e a produção artesanal com base no Capim Dourado da Comunidade Quilombola do Povoado Prata;
– Lizarda: Serra do Morro Vermelho, o Morro da Cruz Azul, as Cachoeiras do Caldeirão da Loira, da Amara e o Mirante da Cidade. Como manifestações culturais destacam-se a Festa dos Caretas e a Festa do dia das Mães;
– Mateiros: Cachoeiras da Velha, do Formiga e do Vicente, Praias da Velha, da Nascente, dos Crentes, dos Buritis, Ilhota, Lagoa e a Delicada; Corredeiras do Rio Novo; as Dunas, os Fervedouros do Buritis, do Rio Sono, do Recanto do Salto, do Ceiça, do Buritizinho e do Encontro das Águas; o Parque do Jalapão.
Relacionado
Link para compartilhar: