Sua notícia diária em primeia mão!
sexta-feira 9, maio, 2025
Sua notícia diária em Primeira mão!
sexta-feira 9, maio, 2025
Desde Março de 2018

-

spot_img

Vereador denuncia uso de máquinas públicas em propriedades privadas em Xambioá

O vereador Jardel Rocha (PPS) denuncia o uso de máquinas públicas do Programa Terra Forte, do governo federal, em propriedades de familiares da prefeita de Xambioá, Patrícia Evelin (DEM). Segundo o parlamentar, o maquinário foi usado em fazenda do secretário de Governo do Município, Renato de Mello, que é esposo da gestora e na casa da mãe dele.

O Programa Terra Forte é destinado às famílias de trabalhadores rurais assentadas e tem o objetivo de implantar e modernizar empreendimentos coletivos agroindustriais em Projetos de Assentamento da Reforma Agrária, criados ou reconhecidos pelo Incra.

O vereador informou que a poucos dias recebeu a denúncia com fotos. Segundo ele, as imagens foram registradas no mês de março e mostram um trator do programa sendo usado em uma fazenda do secretário de Finanças, Ronilson de Mello. A propriedade seria dele e do seu irmão, Renato de Mello, que é esposo da prefeita.

 

 

 

As imagens também flagram um caminhão caçamba sendo usado para transportar barro para a casa da mãe dos dois secretários e sogra da prefeita. Para o vereador, a denúncia é grave. “É muito revoltante saber que vários produtores rurais precisam do uso do maquinário e o maquinário sendo usado em propriedade particular”.

Jardel Rocha disse ainda que irá levar a denúncia ao conhecimento do Ministério Público do Tocantins (MPTO) e do Tribunal de Contas do Estado (TCE). O vereador informou que levará a denúncia ao MPTO na tarde desta quarta-feira (31), aproveitado que o Promotor de Justiça estará na cidade.

O presidente da associação do Projeto de Assentamento (PA) Grota do Laje, Vanderlan Marques de Araújo, mais conhecido Dilan do S, vê com indignação o uso de maquinas públicas em propriedades particulares. O PA Grota do Laje conta com 100 famílias assentadas.

“Nosso município tem quase 500 famílias assentadas. A maioria são carentes e não produz por que não consegue arcar com os custos de gradear o terreno para plantar. É de ficar indignado. Quando o governo envia um trator para o município a prefeita manda para a fazenda do esposo dela”, desabafa.

Dilan do S chama atenção também para as condições das estradas vicinais do município. “Não conhece nenhum lugar no mundo que não invista na agricultura, que tenha futuro. Nosso município é rico em água, as terras são férteis, mas não tem o incentivo do poder público”, pontua.

A redação do Diário Tocantinense não conseguiu contato com a prefeitura de Xambioá, mas o espaço está aberto para manifestações sobre o caso.

Link para compartilhar:

Últimas noticias

João Costa prestigia o lançamento do livro “Os Guardiões do Sul”, de Marcio Alves Martins em São Paulo

Obra documenta uma das maiores mobilizações civis durante tragédia climática no Rio Grande do Sul No último dia (06/05), o...

Grupo Presidente apresenta novidades dos hotéis InterContinental no México durante eventos em São Paulo 

Hotéis mexicanos de alto padrão reforçam laços com o trade brasileiro e destacam crescimento no fluxo de turistas do...

Você nunca mais vai viajar igual depois deste roteiro de 5 dias em Mendoza!

Descubra um roteiro completo com as melhores atrações turísticas de Mendoza para uma experiência inesquecível na Argentina. Conhecida como a...

Clima tenso nas Câmaras, alerta da Fiocruz vira pauta e alianças se redesenham no TO

🔥 "Criado com Danone" O plenário da Câmara de Gurupi ferveu. Na sessão de quinta (8), o vereador Pedro Morais...
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_img

Famosos aproveitam sol e gravações movimentam a praia da Barra da Tijuca no Rio

Rio de Janeiro — A movimentada praia da Barra da Tijuca, na Zona Oeste carioca, foi palco de lazer...

Em comparação com o mesmo período do ano anterior, número é aproximadamente 7,7% menor

Até o dia 1º de maio, foram registrados 96 acidentes com postes no Tocantins que causaram a interrupção no...
spot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img